Um jogo educativo para computador, intitulado “Floresta Virtual”, foi desenvolvido pela equipe do Espaço Interativo de Ciências (EIC) do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), e promete uma viagem imersiva em 3D para se conectar com a Amazônia sem sair de casa.
Segundo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a floresta é explorada por meio de simulação em 3D realista e imersiva, utilizando ferramentas digitais e áudio ambiente, que permitem ao visitante conhecer representantes da flora e fauna do bioma amazônico, bem como o conhecimento extraído dele por diferentes etnias dos povos originários.
“A mídia oferece aos usuários a oportunidade de explorar uma representação digitalmente detalhada de espécimes da Floresta Amazônica, onde podem caminhar por densas selvas, nadar em rios sinuosos e interagir com uma variedade de espécies animais e plantas. O foco principal é aprender enquanto se diverte”, afirma o EIC.
O tour em 3D é guiado por uma seta, localizada na parte superior da tela, que auxilia o jogador a localizar diferentes plantas e animais interativos, com curiosidades sobre a floresta. Ao longo do percurso, o usuário pode participar de questionários e conquistar recompensas, que o estimularão a interagir com os elementos da mídia e testar os conhecimentos adquiridos.
“Com o ‘Floresta Virtual’, os usuários têm a chance de se tornarem embaixadores da conservação, compartilhando seus conhecimentos e experiências com outras pessoas. Isso não apenas ajuda a educar, mas também a sensibilizar sobre a importância da preservação deste e de outros biomas”, completa o EIC.
Destinado ao público infantojuvenil, o jogo é indicado para ser usado nas escolas e também para entretenimento do público geral. Foi desenvolvido para ser acessado pelo navegador e está disponível para download gratuito aqui.
*Com informações da assessoria