Os espetáculos amazonenses “Dois Irmãos”, da Menina Miúda Produções Artísticas e “Cabaré Chinelo”, do Teatro Ateliê 23, foram vencedores do Prêmio Cenym de Teatro Nacional. A cerimônia aconteceu na última terça-feira (21) e os votos foram de membros da Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB).
Esta foi a 22ª edição do Prêmio Cenym, cuja cerimônia de entrega das estatuetas ocorre tradicionalmente em novembro e celebra as melhores realizações técnicas e artísticas do ano em 30 categorias.
O Ateliê 23 venceu em duas categorias: “Melhor Companhia” e “Melhor Figurino”, de Melissa Maia, ambos com a peça “Cabaré Chinelo”, sucesso nacional inspirado na pesquisa do historiador Narciso Freitas, sobre o período da Belle Époque.
Já o Menina Miúda levou os prêmios de “Melhor Cenário” e “Melhor Atriz Coadjuvante”, com Juca di Souza e Acácia Mié, pelos trabalhos no espetáculo “Dois Irmãos”. A obra foi inspirada no romance do escritor amazonense Milton Hatoum (2000), vencedor do Prêmio Jabuti de 2001. Confira aqui todos os vencedores.
Vale ressaltar que neste sábado (25), “Cabaré Chinelo” volta ao Teatro Amazonas, após turnê pelo Brasil. A peça vai contar com duas exibições, às 19h e às 21h30, com ingressos à venda a partir de R$ 50 neste link.
O projeto, em parceria com a companhia de teatro argentina García Sathicq, tem apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), além da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Fondo de Ayudas para las Artes Escénicas Iberoamericanas (Iberescena).