MANAUS – 0 presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), criticou na tribuna da Casa a demora da Prefeitura de Manaus e atender a pedidos de podas de árvores na cidade.
O parlamentar explanou sobre um terceiro pedido à Prefeitura de Manaus em relação ao corte de árvores no Conjunto dos Subtenentes e Sargentos, situado no bairro Flores, zona centro-sul da capital. Ele exibiu um vídeo da situação do local, e disse que seu gabinete cobra “há muito tempo” uma providência da Secretaria comandada por Sabbá Reis.
A indicação é para que a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) execute o serviço de poda e capinação, tendo em vista os danos causados pela vegetação no sistema de energia elétrica. A mata no local também estaria crescendo e invadindo as vias, prejudicando a visão dos condutores.
“Quando os motoristas fogem ali da avenida Noel Nutels, dentro do Parque das Laranjeiras e do conjunto o tráfego ali é intenso principalmente à noite, e com essas árvores e a vegetação abundante acaba dificultado a visibilidade dos motoristas e trazendo acidentes e preocupando os moradores da região”, afirmou o parlamentar.
TRÂNSITO
O vereador solicitou nesta segunda-feira (27/11) melhorias para o tráfego de veículos na área do complexo turístico. O parlamentar apontou problemas de congestionamentos na região e a existência de retornos clandestinos na localidade.
As indicações, segundo o presidente da Casa, serão encaminhadas à Prefeitura de Manaus e ao Governo do Estado. Para o Executivo Municipal, a sugestão do vereador é a abertura de retornos tanto na avenida Coronel Teixeira quanto na avenida do Turismo, tendo em vista os constantes engarrafamentos enfrentados pelas pessoas que moram na região desde a inauguração da decoração natalina.
Outra situação trazida pelo vereador busca resolver mais um problema relacionado ao trânsito. Caio André afirmou que indicará ao Estado uma intervenção em canteiros centrais da avenida do Turismo. Segundo ele, alguns espaços têm servido como retornos irregulares, aumentando o risco de acidentes na via.
“Já conversei com o governador, com os secretários Marcellus Campelo e Carlos Henrique, para que o Governo do Estado faça essa intervenção urgente. Nós temos ali cerca de 10 retornos clandestinos onde motociclistas e motoristas têm feito retorno, trazendo acidentes gravíssimos para a cidade e lotando os nossos hospitais”, afirmou Caio André.
Projetos – Ainda na sessão plenária desta segunda-feira (27/11), dois Projetos de Lei de autoria de Caio André avançaram após votação.
O primeiro PL nº 402/2022 trata sobre o caráter educacional da capoeira e a formação de parcerias para o ensino da prática na rede pública e privada. Após votação, o projeto foi aprovado em primeira discussão e retornará para análise das comissões em razão de uma emenda.
A segunda matéria, o Projeto de Lei 403/2022, tem como objetivo assegurar que atletas menores de 18 anos estejam matriculados em instituições de ensino, e além disso, determina que escolinhas e clubes de futebol garantam a formação escolar desses jogadores. O projeto foi aprovado e vai a 2ª discussão.