Um pronunciamento do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), nesta terça-feira (26), confirma a desinterdição da praia da Ponta Negra para banho. A decisão acontece após o Rio Negro superar a marca de 17 metros nos últimos dias.
De acordo com a medição no porto de Manaus, a cota do Rio Negro nesta terça está em 17,94 metros. A praia estava interditada para banho desde o dia 2 de outubro, em razão da extrema estiagem que o Amazonas enfrenta em todos os 62 municípios.
A interdição ocorreu devido à proximidade entre o fim do aterro perene da praia e o leito natural do rio, que pode apresentar alterações no terreno, como buracos, desníveis e depressões. Laudo e levantamento solicitados pela prefeitura ao Serviço Geológico do Brasil (SGB) auxiliaram no embasamento técnico, assim como medições do Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas (CBAM).
Com a subida do rio Negro em mais de 2 metros desde outubro, está liberado o uso da praia da Ponta Negra para os banhistas. É importante, no entanto, ficar atento para as normas de segurança e prevenção contra afogamentos, amplamente divulgadas em mídias e nas placas informativas pela Ponta Negra.
*Com informações da assessoria
Edição: Daniel Boechat