Genival Coelho da Silva, de 45 anos, foi preso na última quinta-feira (4) pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. Conhecido como “Culhão”, ele é acusado de estupro contra adolescentes, considerado de alta periculosidade pela polícia e já havia fugido da prisão uma vez.
Segundo o delegado Paulo Benelli, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), a polícia já havia montado uma operação para prendê-lo no último dia 12, mas o suspeito conseguiu fugir. Desta vez, ele ainda empreendeu fuga para um motel, antes de ser capturado, no Jorge Teixeira.
“De acordo com o que conta nos autos, ele cometia o estupro contra adolescentes e roubava celulares, carteiras, pertences delas. O processo que temos também na Depca é contra a própria filha, onde consta um estupro contra esta adolescente, de 16 anos”, explica o delegado.
Benelli afirma ainda que Genival Coelho cometia os crimes sexuais desde 2008 e havia sido preso, mas fugiu da prisão em 2019, ano que voltou a cometer estupros. A imagem dele foi amplamente divulgada e, com ajuda da população, a PC-AM conseguiu localizá-lo.
Após ser capturado, o suspeito decidiu permanecer em silêncio. Nesta sexta-feira (5), ele passa por audiência de custódia. Há dois mandados de prisão preventiva e uma sentença condenatória contra ele, que deve retornar ao presídio para cumprir o restante da pena pelos crimes de estupro e roubo, estupro qualificado e estupro.
“De acordo com o que temos apurado nos processos existentes e no inquérito policial em curso, o Culhão é um predador sexual e podem sim ter outras vítimas. Se houver denúncias a respeito de outras possíveis vítimas que não queiram comparecer, mas sim entrar em contato com a Depca, a gente reforça nosso telefone para denúncia, que é o 99115-1284”, completa o delegado.