Ricardo Yoshito Amaral, uma das principais revelações do jiu-jitsu amazonense, segue fazendo história pelo mundo. Campeão mundial, pan-americano e brasileiro da modalidade, o lutador adicionou mais uma medalha de ouro para o currículo: o Campeonato Europeu 2024 da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF, em inglês).
O torneio aconteceu no Institut du Judo, em Paris, na França, no último sábado (20). Aos 16 anos e recém-promovido para a faixa azul, Ricardo Yoshito Amaral domionou a categoria Pena Juvenil 1, para atletas até 58,5 kg.
“Achei o nível do campeonato muito bom. Como todo Europeu, sempre é o nível mais alto possível, que na minha opinião, só vi atrás do Mundial, porque está no mesmo nível do Brasileiro e do Pan para mim. Meu desempenho foi o melhor possível, já vinha traçando isso desde o ano passado, que era a minha preparação para a faixa azul e chegar da melhor forma possível, podendo mostrar mais técnicas, mais meu jiu-jitsu avançado, que eu venho trabalhando bastante”, afirma o lutador.
Foram três grandes lutas até a medalha de ouro, sendo duas vitórias por submissão e uma por pontuação. Campeão de tudo que disputou em 2023 ainda com a faixa verde, o manauara vem da academia White House jiu-jitsu, da zona centro-sul da capital amazonense, e representa a Art Of Jiu-Jitsu, de Costa Mesa, nos Estados Unidos.
“Me preparo para isso desde quando era criança, quando comecei no jiu-jitsu, que era chegar nas faixas azul, roxa, marrom, até a preta sempre fazendo meu dever, me empenhando o máximo nas competições porque sei que o resultado vai vir. Venho me preparando desde pequeno para esse momento e as próximas competições são o Pan e o Mundial, com a melhor expectativa possível”, completa Ricardo Yoshito.
Origens e planos para o futuro
Os avós de Ricardo Yoshito vieram do Japão para o Brasil como refugiados no século passado, no período da Segunda Guerra Mundial. Dessa história, nasceu Melissa Kavati Amaral, cirurgiã dentista e esposa de Ricardo Amaral Filho, médico de família e comunidade, especializado em Medicina do Exército e do Esporte.
Do bairro Aleixo, na capital amazonense, o jovem lutador começou a trilhar a carreira no mundo da luta aos seis anos de idade. Acostumado a disputar competições desde cedo, Ricardo Yoshito valoriza a força mental para lidar com a rotina desgastante e com a pressão por resultados no esporte de alto rendimento.
“Sempre destaquei o poder da mente e, para esta nova fase, não é diferente. Muitas pessoas perguntam o motivo da minha comemoração quando aponto o dedo para a minha cabeça e o significado é este, o poder da mente. Anos atrás, eu estava começando minha carreira e competindo nos meus primeiros campeonatos. Hoje, estou nos principais palcos do mundo me destacando. E o que mais me ajudou a chegar onde estou foi acreditar”, celebra o amazonense, na redes sociais.
Ricardo Yoshito, primeiro jovem a ser patrocinado pela Gameness, sonha em ser campeão mundial e dono de uma academia de jiu-jitsu. Junto do Europeu da IBJJF, o prodígio deu mais um passo em direção aos sonhos, com a realização de um seminário na capital francesa, na última quinta-feira (25).
O evento aconteceu na academia United, de Paris, com participação massiva. “Fico muito feliz de fazer meu primeiro seminário internacional. Me espantei muito quando cheguei e vi mais de 40 pessoas no tatame e é assim que vejo que meu trabalho está dando certo, que estou inspirando pessoas no mundo inteiro e isso é muito gratificante, a melhor sensação possível”, revela.