A operação Vorax, da Polícia Civil e do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), teve como alvo os influenciadores digitais William Barão e Santiago “Grau”, supostamente integrantes de “rolezinhos” de Manaus. Eles são investigados pelo envolvimento com roubo de veículos e comércio clandestino de peças.
“Conseguimos identificar, durante o curso das investigações, que existia um grandioso esquema gerenciado por administradores de redes sociais, que acabam cooptando seguidores e também encomendando roubos e furtos de veículos, direcionando esses veículos para serem desmontados em autopeças e promovendo a realização de eventos de competição clandestina na cidade de Manaus”, afirma o delegado Cícero Túlio, titular do 1º Departamento Integrado de Polícia (DIP) e coordenador da operação Vorax.
Deflagrada entre a noite da última quarta-feira (31) e as primeiras horas desta quinta-feira (1º), a operação Vorax, segundo o Detran e a PC, tem o “objetivo de desarticular um grupo envolvido no roubo de veículos, no comércio clandestino de peças e na organização dos chamados ‘rolezinhos’, informa.
Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de prisão preventiva em Manaus e na cidade de Brusque (SC). A operação contou ainda com seis mandados de busca e apreensão em oficinas e lojas de peças de veículos, além de 38 mandados de sequestro de bens e 40 de bloqueios de redes sociais.
Vale ressaltar que no último dia 26, o Detran-AM, em operação integrada com a Polícia Militar (PMAM) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) removeram 31 veículos integrantes de “rolezinhos”, além de realizar 86 notificações e testes de alcoolemia.
Na ocasião, a fiscalização abordou os veículos na zona oeste de Manaus, nos bairros Alvorada e Lírio do Vale, rua 11 e avenida Laguna, respectivamente.