Um dos projetos finalistas do prêmio de inovação em IA (Inteligência Artificial) do SXSW (South by Southwest) 2024 é brasileiro.
Um tradutor de linguagem de sinais utilizando tecnologia de IA foi desenvolvido no Recife (PE), através da parceria entre o Cesar (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e a empresa de tecnologia Lenovo.
O projeto desenvolveu um conjunto de dados de milhares de vídeos em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para que uma nova tecnologia com patente pendente possa ensinar a IA a identificar visualmente e contextualizar cada gesto individual.
Essa mesma tecnologia também poderia ser usada para o caminho inverso: ensinar pessoas que não sabem se comunicar em Libras a fazer os gestos através das imagens
Em vez de traduzir gesto por gesto separadamente, a IA está aprendendo a reconhecer as posições das mãos na base de dados, mais do que apenas os contornos das mãos.
Aprendendo a identificar os pontos digitais localizados nas mãos da pessoa que está fazendo os sinais, o algoritmo consegue reconhecer e processar esses movimentos e gestos a ponto de reconhecer o fluxo de uma frase e transformá-la em um texto.
O projeto está na fase de testes internos, realizados com funcionários da Lenovo e do Cesar que possuem deficiência auditiva. A próxima fase é expandir os testes para conseguir atingir o objetivo desejado da tradução em tempo real de Libras.
Outras linguagens
O modelo de tecnologia, no entanto, pode ser utilizado como base para a tradução de outras linguagens de sinais ao redor do mundo.
O objetivo da Lenovo é desenvolver um produto viável de ser utilizado por consumidores ainda em 2024 e, para isso, a empresa deve limitar inicialmente a ferramenta à tradução de frases em contextos específicos.
A ideia para o projeto surgiu durante uma reunião da Lenovo em 2019, na qual uma desenvolvedora de software que também é fluente em Libras sugeriu trabalhar em uma tecnologia que ajudasse a comunidade de deficientes auditivos.
“Existem muitos obstáculos envolvidos apenas na captura de vídeo – incluindo a cor da pele da pessoa, a cor do fundo, a iluminação, as roupas, a velocidade dos gestos e as posições das mãos em relação ao corpo – para citar apenas alguns. Além disso, nem todas as câmeras têm o mesmo nível de percepção de profundidade”, disse Hildebrando Lima, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Lenovo no Brasil, no comunicado oficial das instituições.
Outros projetos
Confira todos os projetos que concorrem ao prêmio de inovação em inteligência artificial do SXSW 2024:
- Legendas: Estúdio criativo com tecnologia de IA
de Nova York, EUA - CESAR + Lenovo: tradutor de linguagem de sinais com tecnologia de IA
de Recife, Brasil - Truveta: Pesquisa em saúde habilitada para IA
de Bellevue, EUA - SKOUT®: IA em tempo real para detecção de pólipos
de Cambridge, EUA - Cephable: Controle a tecnologia em seus termos
de Wilmington, EUA
Sobre o SXSW 2024
O South by Southwest, mais conhecido como SXSW, acontece anualmente em março, em Austin, nos Estados Unidos, e é considerado um dos maiores eventos de tecnologia, música, inovações e cultura do mundo, trazendo ainda atrações de diferentes países.
Neste ano, a edição irá ocorrer de 8 a 16 de março e os ingressos estão disponíveis no site do evento. Para maiores informações sobre preços e tipos de credencial, clique aqui.
O SXSW foi fundado em 1987 com uma série de longas discussões sobre o futuro do entretenimento e da mídia que aconteciam de forma sigilosa nos escritórios do The Austin Chronicle. Na época, a música era o fator de união, mas o grupo também compartilhava o gosto pela arte e pelas ideias. A inclusão e a busca por coisas novas eram valores fundamentais.
Fonte: CNN