A Fórmula 1 começará a temporada de 2024 com duas corridas num sábado. A categoria, com duas etapas marcadas para Bahrein e Arábia Saudita, adaptou o calendário e tirou as provas dos dias de domingo. O motivo é o Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos, que tem início previsto para o dia 10 de março.
O período é o nono mês lunar do calendário islâmico, com duração de 29 ou 30 dias. Os muçulmanos realizam orações e jejum. No mês sagrado, os fieis ficam em abstinência de várias atividades durante o nascer e o pôr-do-sol. Bebida, comida, fumo e relações sexuais são algumas das atividades não praticadas.
O início do Ramadã está previsto para o dia 10 de março, no domingo seguinte ao GP do Bahrein, que abre a temporada de 2024 da Fórmula 1. Na semana seguinte, a corrida será em Jidá, capital da Arábia Saudita, onde fica localizada a Meca, cidade sagrada para a religião.
Para evitar a realização da corrida no dia de abertura do Ramadã, as duas primeiras corridas foram antecipadas para o sábado. Assim, a corrida barenita será no dia 2 de março e na Arábia Saudita no dia 9. As duas datas, antes do início do mês sagrado para os muçulmanos.
As alterações tem reflexos nas atividades de todo o final da semana. Os treinos livres começam na quinta-feira, a última atividade de treino e a etapa qualificatória para definição do grid de largada ocorre na sexta-feira. O sábado fica exclusivamente para as corridas.
A temporada de 2024, depois do início no “Mundo Árabe”, vai para a Austrália. O GP disputado em Melbourne, será no dia 24 de março. O calendário da F1 prevê 24 provas ao longo do ano. A última etapa será em Abu Dhabi, no dia 8 de dezembro.