A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), participou, nesta quarta-feira (28/02), em Brasília, de reunião técnica com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) para apresentar o planejamento referente à descentralização da Rede de Distribuição do Centro de Imunobiológicos no Amazonas.
A reunião ocorreu com a presença do diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI) da (SVSA), Eder Gatti Fernandes; a coordenadora-geral de Gestão de Insumos da DPNI, Thayssa Victor; da diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim; a assessora de Desenvolvimento Institucional da FVS-RCP, Wladmary Azevedo; e a assessora de Comunicação da FVS-RCP, Maíra Pessoa.
Durante a apresentação, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, discorreu sobre a necessidade de descentralizar a distribuição de imunobiológicos no estado.
“Esta é uma proposta que apresentamos para construirmos o projeto, tendo em vista, as características da região. A descentralização é estratégia para facilitar o acesso às vacinas e avançar para melhoria das coberturas vacinais”, disse Tatyana.
Para o diretor DPNI da SVSA, Eder Gatti, a equipe da FVS-RCP apresentou uma proposta alinhada com o que o PNI observa como ideal para rede de frio de um estado como o Amazonas.
“É um estado com distâncias muito grandes e logística peculiar. É preciso discutir alternativas de levar a vacina para os municípios. Um trabalho conjunto entre Estado, Governo Federal e municípios que vai trazer resultados à população”, avaliou Eder.
Descentralização
A proposta para descentralização da Rede de Frio do Programa de Imunizações (PNI) no Estado contará com a participação dos representantes técnicos das três esferas de gestão da saúde: federal, estadual e municipal.