MANAUS – Em mais uma fiscalização integrada “Carga Pesada”, nesta terça-feira, 19/3, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), com o apoio do Batalhão de Trânsito (BPTran), fiscalizou veículos pesados na zona Sul da capital. Cerca de 185 veículos foram abordados.
A operação resultou em 32 multas e três veículos removidos em irregularidades envolvendo documentação e condições físicas dos veículos fiscalizados.
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, acompanhou a operação e explicou a importância deste tipo de fiscalização.
Leia mais: Manaus confirma 1,4 mil casos de dengue
“Este tipo de operação é importante, porque a gente tem que estar todo tempo nas ruas para que o condutor se policie, ande corretamente e a presença do agente de trânsito, inibe essas intercorrências de situações erradas do trânsito. Hoje, estamos fazendo uma ação voltada aos veículos pesados, aqui na Rodrigo Otávio, por esta via ser rota em direção ao Distrito Industrial”, ressaltou o diretor-presidente.
Motorista de caminhão há mais de um ano, Jean Pinheiro, 35 anos, elogiou a iniciativa do IMMU.
“É bom para a segurança de todos. Até para nós, que cumprimos todas as normas de trânsito, porque nos resguarda de outros motoristas. A abordagem também foi bem educada e nos explicou o motivo da operação. Achei tudo muito positivo”, destacou Pinheiro.
Apenas na avenida Rodrigo Otávio, passam por volta de 10 mil veículos entre 6h e 10h todos os dias. Entre as irregularidades verificadas estão documentação atrasada, má condição física do veículo e pneus carecas.
Para dúvidas ou denúncias relativas ao trânsito da cidade, o cidadão pode utilizar o Disk Trânsito 0800 092 1188.
Fiscalização e orientação
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) tem aumentado os esforços para garantir a segurança dos pedestres, reforçando a presença de agentes de trânsito nas principais vias da cidade. As atividades do programa “Travessia Segura” ocorrem rotineiramente e, nesta quinta-feira, 14/3, foram concentradas na avenida Coronel Teixeira, zona Oeste de Manaus, e na avenida Dom Pedro, localizada na zona Centro-Oeste.
De acordo com o setor de estatística do IMMU, nos primeiros dois meses deste ano, Manaus apresentou uma redução de 19% no número de vítimas fatais causadas por atropelamento na capital. Em 2023, ao menos 21 pessoas foram vítimas de atropelamento, este ano foram registradas 17 mortes.
O chefe da Divisão Oeste, Ian Domingues, explicou a importância da realização desse programa, principalmente em avenidas movimentadas como a Coronel Teixeira.
“Este trecho da avenida merece atenção especial, porque tem um fluxo muito grande de pedestres e veículos. O objetivo, além de fazer a travessia dos pedestres, é fazer com que o trânsito flua com mais segurança”, afirmou Domingues.
Na zona Oeste, as ações foram realizadas pela equipe de “Educação para o Trânsito”, que distribuíram material educativo e auxiliaram na travessia da faixa dos alunos da escola Estadual Antônio Encarnação Filho, no Lírio do Vale.
O agente e educador de trânsito do IMMU, Wellison Freitas, destacou que as ações escolares são prioridade, por tratarem diretamente com os futuros condutores.
“Tanto as ações de fiscalização de trânsito escolar quanto as ações educativas visam promover a ideia de respeito às regras de trânsito no entorno da comunidade escolar, assim como nos demais locais. É importante que, desde cedo, esses jovens já tenham a ideia gravada do respeito às regras de trânsito”, disse.