BRASIL – Um bebê de apenas 1 anos foi salvo por Guardas Municipais, em Belém, depois de fugir pelas ruas em plena madrugada.
O caso ocorreu na noite desta quarta-feira (27). O cão da família foi atrás e esteve com o bebê o tempo todo.
Bebê e guardas
Os guardas acharam o menino na avenida Duque de Caxias, nu e perdido. Os policiais então ligaram o giroflex na Travessa do Chaco, onde viram um portão aberto, e os pais acordaram.
Leia mais: Polícia israelense prende parentes de reféns durante protesto em Tel Aviv
Eles alegam que são vendedores ambulantes de lanche, e chegaram em casa por volta das 2h, muito cansados.
Veja:
Desaparecidos no Brasil
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostram que, ao menos, 183 pessoas desaparecem por dia no país, em média. No entanto, o Brasil ainda não tem dimensão real da quantidade de pessoas que estão desaparecidas, já que o Estado brasileiro não dispõe de um cadastro nacional integrado e padronizado de pessoas desaparecidas. A afirmação é da coordenadora do Programa de Pessoas Desaparecidas e suas Famílias do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Larissa Leite.
A entidade apoia, há pelo menos dez anos, familiares brasileiros de pessoas desaparecidas. “O Estado brasileiro tem muita informação sobre paradeiros de pessoas, mas falta não só um cruzamento de bancos de dados, uma interoperabilidade de banco de dados, mas uma coordenação entre as instituições públicas para cruzar as informações de pessoas que estão desaparecidas”, destaca.
Em 2019, o governo federal sancionou a Lei da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, que prevê a criação de um cadastro nacional. Porém, o sistema ainda não está em funcionamento. Os dados à disposição atualmente advêm de boletins de ocorrência registrados pelas polícias civis de cada estado, mas que não são padronizados.