Tratamentos à base de cannabis medicinal serão permitidos na França a partir de 2025. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Segurança de Medicamentos (ANSM).
Segundo a agência de notícias portuguesa RTP, o comunicado do órgão regulador francês afirma que a disponibilidade de medicamentos à base de cannabis até 2025 já está sendo preparada.
O uso da cannabis medicinal para fins terapêuticos na França deverá ser legalizado até 1º de janeiro de 2025, segundo o que está previsto na lei francesa de financiamento da Segurança Social de 2024. Já os medicamentos à base de cannabis deverão obter uma licença da ANSM até 31 de dezembro deste ano, informa a RTP.
Leia mais: Alemães comemoram legalização parcial da maconha
Leia mais: Anvisa proíbe importação de cannabis in natura e partes da planta
Testes com cannabis medicinal
O último mês de março marcou o término de uma experiência envolvendo a substância no país. O governo francês promoveu um ensaio com cannabis medicinal, iniciado em 2021, que foi administrada – em gotas de óleo, geralmente ingeridas por via oral, ou inaladas em vaporizadores – em 3.035 pacientes que sofriam de doenças graves por três anos. A experiência envolveu 275 unidades de saúde espalhadas pela França.
Os resultados do ensaio citam relatos positivos sobre os efeitos da substância em pacientes com condições como HIV, tumores e cefaleia.
Só pôde participar do experimento quem apresentava aversão aos medicamentos existentes ou que testaram os tratamentos disponíveis, que se mostraram ineficientes, e que apresentavam quadros de:
- variações específicas de epilepsia resistentes aos medicamentos;
- dor neuropática;
- sintomas oncológicos relacionados a crancos (uma espécie de tumor);
- situações paliativas; e
- patologias que afetam o sistema nervoso, como a esclerose múltipla, informou a RTP.