O Flamengo venceu o Palestino por 2 a 0 nesta quarta-feira (10) pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. No Maracanã, Pedro abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo e o estreante Léo Ortiz fechou a conta aos 39 da segunda etapa.
Com isso, a equipe de Tite chegou à primeira vitória na Libertadores, depois de ter empatado na estreia em 1 a 1 contra o Milinarios. Com quatro pontos somados, o Rubro-Negro assumiu provisoriamente a liderança do Grupo E, já que o outro jogo do grupo, entre Bolívar e Millonarios, acontece nesta quinta-feira (11).
O Flamengo agora volta as atenções para o Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro estreia no próximo domingo (14), às 16h, contra o Atlético-GO. A equipe de Tite só volta a jogar pela Libertadores no dia 24 de abril, quando enfrenta o Bolívar fora de casa.
O próximo compromisso do Palestino é contra o Ñublense, no domingo (14), pela oitava rodada do Campeonato Chileno. Pela Libertadores, a equipe chilena só volta a jogar no dia 25 de abril, contra o Millonarios.
Jogo em um campo só
A diferença técnica entre os times ficou logo evidente. O Flamengo ocupou o campo de ataque e, dentro de seu estilo, foi criando chance atrás de chance.
Neste cenário, o time de Tite terminou o primeiro tempo com 71% de posse de bola e 13 finalizações. O que faltou foi uma maior eficiência dos rubro-negros.
A categoria de Pedro
Léo Ortiz, Cebolinha, Ayrton Lucas… Todos tiveram oportunidades, mas as finalizações foram para fora ou Rigamonti defendeu. O único a vencê-lo foi Pedro, aos 21.
Em rebote de chute de Ayrton Lucas, o camisa 9 mostrou a categoria habitual para dar um balão no goleiro antes de abrir o placar: 1 a 0.
Em resposta, o time chileno teve dois contra-ataques. O primeiro, aos 35, terminou em finalização de Vejar para defesa tranquila de Rossi.
Aos 40, o Palestino teve nova chance em vantagem numérica, com três chilenos contra Léo Pereira e Léo Ortiz, mas o passe para Abrigo foi forte demais.
Palestino quase surpreende
Na volta do intervalo, o time de Pablo Sanchéz quase surpreendeu o Maracanã. As duas primeiras chances foram do Palestino. Aos oito, Abrigo finalizou contra-ataque com chute forte, e Rossi pulou para defender. No escanteio, Linares subiu sozinho para cabecear, e a bola saiu rente ao travessão do goleiro.
A postura mais agressiva dos visitantes deixou o confronto aberto. Os chilenos ameaçaram em novo escanteio, aos 15, com Rossi defendendo cabeçada de Ceza.
Poucos minutos antes, o Flamengo chegou com perigo: Luiz Araújo chutou por cima, e Arrascaeta tentou duas vezes, uma para fora e outra para defesa do goleiro.
O estreante garante a vitória
Com o jogo franco e o time de Tite sem repetir a solidez defensiva marcante de 2024, o jogo ganhou em emoção. Aos 40, brilhou a estrela de Léo Ortiz.
Lorran, que substituiu Arrascaeta, cobrou escanteio na primeira trave e o zagueiro, que fez sua estreia, desviou para ampliar o placar e garantir a vitória: 2 a 0!
Flamengo 2 x 0 Palestino
Flamengo
Rossi; Varela (Viña), Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, De La Cruz (Allan) e Arrascaeta (Lorran); Everton Cebolinha (Victor Hugo), Luiz Araújo (Bruno Henrique) e Pedro – Técnico: Tite.
Palestino
Rigamonti; Benjamin Rojas, Ceza, Cristian Suárez e Zuñiga; Linares, Dávila e Véjar (Palacio); Abrigo (Chamorro), Benítez (Carrasco) e Gonzalo Sosa (Marabel) – Técnico: Pablo Sanchéz.
Gols: Pedro (21’/1ºT) e Léo Ortiz (40’/2ºT)
Cartão amarelo: Erick Pulgar e De La Cruz (FLA); Linares, Benjamin Rojas, Ceza, Cornejo (PAL)
Cartão vermelho: Não houve.
Renda e público: R$ 2.127.950,25 / 55.417 pagantes / 58.597 presentes
Motivo: Segunda rodada do Grupo E da Libertadores
Data e hora: 10 de abril de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Gabriel Chade (ARG) e Sebastian Raineri (ARG)
VAR: German Delfino (ARG)