SÃO PAULO – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi transferido nesta segunda-feira (6), por volta da 19h55, para o Hospital Vila Nova Star, na capital paulista, para tratamento de um quadro de erisipela. Ele estava internado em Manaus (AM) desde o fim de semana.
Antes de viajar de Manaus para São Paulo, Bolsonaro autorizou que a equipe médica contasse sobre seu estado de saúde. “Ele apresentou um quadro de dor abdominal nesta madrugada de segunda-feira, onde fomos fazer uma investigação para verificar se tinha uma nova obstrução intestinal e não houve nenhuma obstrução, mas fizemos o contato com o doutor Macedo, médico do presidente em SP. Fizemos as tratativas com o Dr. Macedo e o presidente segue estável com previsão de alta do hospital, para transferência para São Paulo, Hospital Vila Nova Star, sob os cuidados do Dr. Macedo”, detalhou o médico Alexandre Souza.
No último sábado (4), Bolsonaro deu entrada no Hospital Santa Júlia pela primeira vez, com quadro de desidratação e erisipela na perna esquerda – a infecção na pele que enfrenta desde 2022 causada por bactérias. Segundo o boletim médico, ele passou por procedimentos, foi medicado, recebendo alta no mesmo dia para cumprir agenda na cidade.
Antes de chegar a Manaus, o ex-presidente foi aconselhado a não vir para o Amazonas, mas como ele mesmo disse, “sou duro na queda”. Entretanto, durante a noite de sábado, o ex-presidente precisou ser internado novamente e recebeu antibióticos endovenosos.
Foi quando o político contratou uma UTI aérea para voltar à Brasília. Porém, com dores abdominais, decidiu ir direto para São Paulo. “A melhora clínica deve ser mantida com acompanhamento da equipe médica. O Hospital Santa Júlia dará a alta dele, mas sairá daqui e será internado para dar continuidade no tratamento. Ele recebe alta de um hospital para outro”, informou o infectologista Alexandre Souza.
Leia mais: Eduardo posta foto de Bolsonaro no hospital em Manaus