MANAUS – O prefeito de Manaus David Almeida tem sido o assunto do momento na pauta dos vereadores de oposição na Câmara Municipal de Manaus. Há poucos meses da eleição de outubro, a exposição de ruas esburacadas é a bola da vez.
Ruas e risco de desabamento
O vereador William Alemão fez um alerta nesta segunda-feira, (13), durante pronunciamento, para o possível desabamento total da rua Conde, localizada no núcleo 23, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.
De acordo com o parlamentar, um trecho da rua desabou no domingo (12/05), preocupando moradores da área. O desbarrancamento da via foi denunciado em 2022 por William Alemão, que esteve no local na última quinta-feira (09/05) ouvindo os relatos dos moradores. Segundo ele, parte de uma igreja situada na rua Conde já desmoronou, resultando na sua interdição.
“Esse problema não é de agora, mas a Defesa Civil e as demais secretarias municipais envolvidas precisam agir imediatamente, porque senão daqui a pouco toda aquela região do núcleo 23 vai cair, e as chuvas contribuem para aumentar a erosão”, observou William Alemão.
Segundo ele, as equipes da Prefeitura de Manaus já estiveram na rua Conde, mas se limitaram apenas a interditar os imóveis ameaçados, já que boa parte deles apresenta rachaduras nas paredes.
“Mas os moradores esperam uma ação mais concreta do poder público, para recuperar ou evitar um risco maior, ressaltando que todos compraram suas casas por meio da antiga Sham (Sociedade de Habitação do Estado do Amazonas, atual Suhab) e estão documentados”, pontuou o vereador.
Erosão – De acordo com o vereador, a erosão de aproximadamente 50 metros teria sido causada por uma obra na rede de drenagem da rua, com o desvio irregular de tubos de esgoto. Com as chuvas, a cratera, que começou a se formar ainda em 2016, teria aumentado.
O espaço que deu lugar à erosão, a princípio iria abrigar uma igreja, e posteriormente um posto de gasolina, mas as estruturas foram abandonadas quando a parte superior da via passou a desabar.
Em março de 2023, após visitar a rua Conde e conferir os riscos de desabamento iminente da via, o vereador William Alemão solicitou por meio do Requerimento nº 3.657/2023, à Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), providências necessárias para conter o avanço da erosão no local.
Um novo pedido, por meio do Requerimento nº 7.949/2024 foi solicitado nesta semana à Semseg, também solicitando urgência com medidas de prevenção para conter a erosão.
BURACOS
Durante debate sobre a qualidade do asfalto utilizado em obras de infraestrutura da capital, nesta segunda-feira (13/05), o vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB) cobrou na Câmara Municipal de Manaus (CMM) a conclusão de reparos para minimizar os impactos causados pelas chuvas em Manaus.
De acordo com o parlamentar, embora muitas ruas tenham sido asfaltadas, a falta de conclusão das sarjetas e meios-fios pode resultar em problemas persistentes durante o retorno das chuvas.
“Eu ando pelos bairros de Manaus diariamente e a população reclama que, apesar do asfalto novo, a infraestrutura necessária não foi totalmente finalizada. Isso significa que, com a chegada das chuvas, o problema persistirá, e o asfaltamento recente está cedendo”, destacou Cordovil.
Conforme o vereador, os buracos espalhados por diversos pontos da cidade têm sido uma fonte constante de preocupação, contribuindo para acidentes que poderiam ser evitados com um planejamento mais eficaz por parte da Prefeitura de Manaus.
“É crucial que vejamos resultados concretos e obras bem executadas para atender às necessidades da população”, ressaltou o vereador Cordovil.
Asfalta Manaus – O programa “Asfalta Manaus”, lançado em abril de 2022, registrou 2,7 mil ruas asfaltadas: na zona norte, 751 ruas foram asfaltadas; na zona leste, 407; na zona sul, 325; na zona oeste, 471; na zona centro-oeste, 438; e na zona centro-sul, 402 ruas foram contempladas.
Maratona
O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) destacou a importância do projeto “Maratona dos Bairros”, que busca fiscalizar as condições de infraestrutura de ruas na capital. O parlamentar lembra que a ação iniciou há dois anos e segue acolhendo denúncias e solicitações da população pelas redes sociais.
Segundo Rodrigo Guedes, a primeira maratona ocorreu em forma de protesto contra a viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), para participar da maratona de Barcelona, na Espanha. Na época, em protesto, Guedes realizou sua própria maratona, que ocorreu na rua Barcelona, no bairro Nova Cidade, zona norte da capital.
Atendendo ao pedido da população, Rodrigo Guedes explica que passou a realizar a “Maratona dos Bairros” aos domingos. A escolha dos bairros, segundo ele, é feita através de denúncias e solicitações enviadas por moradores. Até o momento, 27 edições da maratona já foram realizadas, o que segundo o parlamentar, chega a mais de 135 quilômetros percorridos em mais de 30 bairros de Manaus.
“A maratona surgiu para mostrar a realidade e o abandono da Prefeitura de Manaus com os bairros da cidade. Infelizmente, o prefeito ainda se preocupa apenas com o Centro da cidade e os bairros nobres, além de continuar usando dinheiro público para custear as suas viagens. Continuarei denunciando a falta de serviços nos bairros de Manaus”, afirmou Guedes, ao adiantar que pretende realizar 50 edições da maratona até as eleições.
O QUE DIZ A PREFEITURA
O programa “Asfalta Manaus” teve a primeira ordem de serviço assinada em 28 de abril de 2022 e, desde então, alcançou mais de 2,7 mil ruas com o pavimento novo. Na zona Norte, 751 ruas foram asfaltadas; na zona Leste, 407; na zona Sul, 325; na zona Oeste, 471 vias contempladas; na zona Centro-Oeste, 438; na zona Centro-Sul, 402 ruas asfaltadas.
Leia mais: Avante oficializa pré-candidatura de David Almeida à reeleição