SÃO PAULO – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve alta do hospital Vila Nova Star, em São Paulo, segundo confirmou seu advogado, Fabio Wajngarten, nesta sexta-feira (17).
Após 11 dias tratando um quadro de erisipela na unidade hospitalar da capital paulista, o político já está a caminho de Brasília.
Bolsonaro deu entrada em uma unidade hospitalar em Manaus, no Amazonas, no último dia 5, para tratar da doença inflamatória que atingiu seu membro inferior esquerdo.
Na segunda-feira passada (6), o ex-presidente foi transferido para a capital paulista, onde permaneceu internado desde então.
Há alguns dias, os boletins médicos divulgados pela equipe responsável pelos cuidados do ex-mandatário indicavam melhora gradual, sem registros de febre. O tratamento envolveu o uso de antibióticos por via endovenosa.
Compuseram a equipe de médicos que tratou do político o cirurgião Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo e o cardiologista Leandro Echenique.
Agenda de maio foi cancelada, e Bolsonaro não vai mais participar de eventos com pré-candidatos neste mês. Os compromissos ocorreriam desde a semana passada, quando ele desembarcaria em Belém para eventos com o delegado Éder Mauro (PL-PA), deputado federal e pré-candidato a prefeito. Também estava previsto que ele participasse de ato no último sábado (11) para lançar o nome de Bruno Engler (PL) na corrida à prefeitura de Belo Horizonte.
Internações desde 2019
Desde 2019, Bolsonaro passou por ao menos 11 internações, 9 delas relacionadas ao ataque que sofreu em 2018. A última delas havia sido em fevereiro deste ano, quando ele ficou internado por algumas horas para a realização de exames. Médicos avaliaram que ele não precisaria passar por nova cirurgia no abdômen.
Desta vez, o ex-presidente se sentiu mal em Manaus, onde cumpria agenda, e foi internado. Ele chegou à capital amazonense no dia 3 para participar de um evento de campanha para a pré-candidatura do deputado federal Alberto Neto à prefeitura. Bolsonaro já embarcou para o compromisso sentindo desconforto, mas só procurou atendimento no dia seguinte.
Ele chegou a ter alta no dia 4, mas precisou retornar à unidade hospitalar no domingo (5).
Bolsonaro chegou a São Paulo na noite do dia 6, uma segunda-feira. A transferência para a capital paulista foi feita após exames diagnosticarem uma nova obstrução intestinal no ex-presidente durante a madrugada, segundo o assessor e advogado Fabio Wajngarten.
Leia mais: Michelle é favorita para lugar de Jair Bolsonaro contra Lula