A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) revelou nesta quinta-feira, 6, os detalhes do novo regulamento da Fórmula 1 que entrará em vigor a partir de 2026. A promessa é de que os carros serão mais ágeis, competitivos, seguros e sustentáveis.
Os regulamentos aerodinâmicos funcionarão em conjunto com as novas regras para os motores, que incluem o aumento da potência da bateria e a utilização de combustíveis 100% sustentáveis. Entre as principais novidades estão o peso do carro, bem mais leve que o atual, e o fim do sistema DRS.
A partir de 2026 a Fórmula 1 terá:
- Carros mais ágeis e 30 kg mais leves que os atuais;
- Uma unidade de potência redesenhada com maior potência da bateria e uma divisão uniforme entre motor de combustão interna e energia elétrica, além do uso de combustíveis 100% sustentáveis;
- Aerodinâmica ativa na forma de asas dianteiras e traseiras móveis para permitir corridas mais próximas;
- Maiores oportunidades de ultrapassagem através da introdução de um novo sistema que dá aos pilotos uma pequena dose adicional de energia da bateria quando estão a um segundo do carro da frente;
- Maior segurança através de estruturas mais fortes e testes ainda mais difíceis;
- Compromisso de um número recorde de seis fabricantes de unidades de potência;
O regulamento de 2026 deve agora ser ratificados pelo Conselho Mundial do Automobilismo em 28 de junho. Diretor Técnico de Monopostos da FIA, Nikolas Tombazis falou sobre as novas regras e destacou que o objetivo é proporcionar corridas mais próximas entre os pilotos e aumentar a competição entre as equipes.
“Com este conjunto de regulamentos a FIA procurou desenvolver uma nova geração de carros que estejam totalmente em contato com o DNA da Fórmula 1 – carros que são leves, extremamente rápidos e ágeis, mas que também permanece na vanguarda da tecnologia e, para o conseguir, trabalhámos no que chamamos de conceito de “carro ágil”, disse Tombazis.
“No centro dessa visão está uma unidade de energia redesenhada que apresenta uma divisão mais uniforme entre a energia derivada do elemento de combustão interna e a energia elétrica. Do lado do chassis conseguimos reduzir o tamanho e o peso do carro em 30kg, resultando num carro muito mais dinâmico. Além disso, estamos introduzindo dois novos recursos interessantes para melhorar as corridas – a aerodinâmica ativa para obter um arrasto muito baixo nas retas e o sistema Manual Override que fornecerá aos pilotos uma explosão de energia da bateria sob demanda quando estiverem próximos o suficiente do carro à sua frente”, acrescentou.
Outras novidades
Numa tentativa de criar um carro mais ágil, a distância máxima entre eixos foi reduzida de 3.600 mm para 3.400 mm, com a largura dos carros caindo de 2.000 mm para 1.900 mm. A FIA também afirmou que o downforce foi reduzido em 30% e o arrasto em 55%.
O tamanho das rodas de 18 polegadas da Pirelli introduzido em 2022 permanecerá, no entanto, a largura dos pneus dianteiros com especificações de 2026 foi reduzida em 25 mm e os traseiros em 30 mm em comparação com a geração anterior de carros.
Os novos carros também terão elementos de segurança aprimorados, incluindo uma estrutura de impacto frontal de dois estágios e proteção contra intrusões laterais.