Chegou ao fim o sonho da Itália de ser tricampeã continental com direito a bicampeonato consecutivo! Na tarde deste sábado (29), os atuais vencedores da Eurocopa foram dominados pela Suíça, no estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha, perderam por 2 a 0 pelas oitavas de final e estão eliminados.
Os suíços, por outro lado, repetem a melhor campanha na história da Eurocopa. Em 2021, venceram a França nas oitavas de final por 5 a 4 nos pênaltis após empate por 3 a 3 e caíram nas quartas para a Espanha ao perderam por 3 a 1 nas penalidades máximas depois do 1 a 1 na partida.
O adversário suíço na próxima fase virá do confronto entre Inglaterra e Eslováquia, que se enfrentam às 13h deste domingo (30), no Veltins Arena, em Gelsenkirchen. O sábado (29) ainda terá a Alemanha enfrentando a Dinamarca.
Leia mais: Com gols de Vini Jr., Brasil goleia Paraguai e encaminha vaga na Copa América
O jogo
A Suíça controlou as ações da partida desde o começo do primeiro tempo. Apesar disso, encontrava dificuldades para criar chances claras. A primeira veio apenas aos 23 minutos. Embolo recebeu em profundidade e ficou cara a cara com Donnarumma, que fez grande defesa.
O gol que abriu o placar saiu aos 36. Vargas encontrou Freuler entrando pelo meio da área. O volante dominou e soltou a pancada para fazer 1 a 0. Já no finalzinho, Rieder cobrou falta e pegou o goleiro italiano de surpresa. Donnarumma conseguiu tocar na bola, que ainda beijou a trave antes de sair para escanteio.
Com menos de 30 segundos da etapa final, a Suíça encaminhou a vaga. Vargas chapou de pé direito e acertou o ângulo superior esquerdo. Depois, a Itália tentou fazer pressão. Schär, aos seis, quase marcou contra depois de bola alçada. Já aos 28, Scamacca carimbou o travessão. A Suíça se defendeu bem e saiu com a vitória.