A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) participou, neste sábado (13/07), da 7ª edição do programa Governo Presente, o mutirão de serviços públicos voltado a população criado pelo governador Wilson Lima, realizado neste sábado (13/07), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. A PMAM
atuou no evento com policiamento ostensivo reforçado, além de fazer a apresentação de unidades operacionais e projetos sociais.
A cada semana, a PMAM vai apresentar as unidades operacionais dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM) e Especializado (CPE) e projetos sociais como o Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (Proerd), Programa Formando Cidadão, Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac), Programa de Educação Ambiental Vitória Régia do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), entre outros.
De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, a participação da corporação busca mostrar as ações sociais e o impacto positivo dos policiais militares na comunidade.
“Além do policiamento, teremos apresentação de nossos programas e projetos que atuam em escolas, em comunidades, no acompanhamento de jovens e crianças, no incentivo ao esporte e também na proteção de mulheres, crianças e o público da melhor idade. Estaremos no Governo Presente mostrando que a corporação também trabalha no social, na educação e servindo a sociedade”, declarou o coronel Klinger.
Neste sábado, a população conheceu mais do Projeto Ronda Maria da Penha, que atua como mecanismo de defesa no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A equipe de policiais militares capacitados e treinados para garantir a proteção da vítima e de suas famílias esteve disponível no local para as devidas orientações e encaminhamentos necessários.
Os instrutores do Proerd também atuaram com apresentação do programa, que possui 21 anos no Amazonas e já atendeu mais de 680 mil alunos em todo o estado. O Proerd conscientiza crianças e jovens sobre a importância de manter-se afastados das drogas e realiza orientações sobre dilemas que envolvem a infância e juventude.
A Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) apresentou um projeto inovador e tocante, que vem sendo desenvolvido pela unidade desde o ano passado: a Terapia Assistidas por Cães, que visa levar conforto, apoio emocional e bem-estar para pacientes hospitalizados, especialmente crianças e adultos em instituições de saúde.
A Terapia Assistida com Cães utiliza o contato com esses animais em um método terapêutico complementar no tratamento de pacientes hospitalizados. Os cães policiais, treinados e certificados para essa função, têm se tornado verdadeiros aliados no processo de recuperação e enfrentamento das dificuldades enfrentadas por aqueles que estão em tratamento.
Os cães Jatobá, Jaca e Drago, das raças Jack Russell, Pinscher e Pitbull, são os principais responsáveis por levar conforto e afeto às crianças e adultos em tratamentos, proporcionando bem-estar durante todo esse processo.
Já a 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que atua na zona Leste e no bairro Jorge Teixeira, esteve no Governo Presente com um de seus projetos sociais, o Longevidade Ativa, uma parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que atende idosos, por meio de exercícios físicos e atividades como hidroginástica, dança, passeios, palestras, dentre outras ações. Implementado em 2019, o projeto teve suas atividades paralisadas em razão da pandemia da covid-19, mas retornaram em 2022.