Centenas de milhares de pessoas estão sendo aconselhadas a deixar algumas partes do Japão, com muitas casas ficando sem energia nesta sexta-feira (16), enquanto o tufão Ampil se aproxima da costa leste, perto da capital Tóquio.
A tempestade, localizada 121 milhas náuticas a sudeste de Yokosuka, na Grande Tóquio, intensificou-se até a força equivalente a um furacão de categoria 4, trazendo ventos de até 212 km/h enquanto se move para o norte a 18 km/h, de acordo com o Joint Typhoon Warning Center (JTWC).
Ampil se intensificou rapidamente nos últimos dois dias, em parte porque se moveu sobre águas muito quentes – o que significa mais umidade no ar para alimentar o tufão.
Ele pode se fortalecer ainda mais nas próximas 12 horas, com a tempestade atingindo o pico de intensidade ao passar pelo Japão.
Mais de 178 mil domicílios — quase 404 mil pessoas no total — receberam avisos de evacuação nas cidades de Mobara e Asahi, perto de Tóquio, e Iwaki, na prefeitura de Fukushima, que ficam perto da costa leste, e devem sentir o impacto da tempestade até o final da sexta-feira.
As autoridades locais pediram que os idosos, pessoas com deficiência e qualquer pessoa que viva em áreas de alto risco se retirem.
Um aviso semelhante foi emitido na cidade de Yokohama, ao sul de Tóquio, com autoridades alertando que todos os moradores deveriam estar preparados para sair.
Na tarde desta sexta-feira, com o aumento da chuva e do vento nas áreas costeiras, mais de 2 mil residências ficaram sem energia, de acordo com a empresa de eletricidade TEPCO.
Ferrovias e companhias aéreas também estão cancelando serviços nesta sexta-feira, durante a alta temporada de viagens de verão.
Duas grandes companhias aéreas, a Japan Airlines e a All Nippon Airways, cancelaram cerca de 500 voos no total que atendiam os aeroportos de Haneda e Narita, na capital, informou a NHK.
As viagens ferroviárias também foram interrompidas. Seis linhas na extensa rede de trens-bala do Japão estão suspendendo serviços entre certas estações e alertando sobre grandes atrasos na sexta-feira – incluindo a linha-chave Tokaido que conecta Tóquio a Osaka.
Autoridades de meteorologia alertaram que algumas partes do norte e leste do Japão podem ver ventos violentos, mar agitado, chuva pesada, inundações, deslizamentos de terra e rios transbordando, de acordo com a NHK. Eles pediram ao público que tenha cautela e permaneça preparado.
Espera-se que o centro da tempestade permaneça ligeiramente offshore enquanto ela vira para o nordeste e se afasta do Japão, de acordo com o JTWC e a Agência Meteorológica do Japão.
Se ela permanecer offshore e apenas roçar a costa, pode ter apenas um impacto leve no Japão, trazendo chuva e vento para algumas áreas, incluindo Tóquio.
No entanto, o efeito pode ser muito mais forte se a direção mudar e aproximar o centro da costa ou até mesmo atingir a costa.
A previsão é que a tempestade enfraqueça na manhã de sábado (17), horário local, e diminua à medida que avança para águas mais frias no fim de semana.