MUNDO – O exército israelense determinou a retirada da população palestina na Faixa de Gaza de áreas consideradas como zona humanitárias e o início de uma operação nos bairros de Khan Younis e Deir al-Balah.
A ordem das Forças de Defesa Israelense (IDF, na sigla em inglês) ocorre em meio ao segundo dia de negociações, em Doha, no Catar, para um cessar-fogo e troca de reféns. Os negociadores procuram chegar a um acordo para evitar a retaliação iraniana.
“Devido a muitos atos de terrorismo, à exploração da zona humanitária para atividades terroristas e ao lançamento de foguetes contra Israel a partir dos bairros no norte de Khan Younis, permanecer nesta área se tornou perigoso”, afirmou a IDF em suas redes sociais.
As áreas em que Israel retirou o rótulo de zonas humanitárias são conhecidas pelo seu máximo nível de adensamento populacional. Bairros como al-Qarara, al-Mawasi, al-Jalaa, Hamad City e al-Nasser, em Khan Younis, e os blocos 89-2356, em Deir al Balah, possuem 1,7 milhões de refugiados internos, de acordo com organizações internacionais humanitárias como a Oxfam.
Na última terça (13), a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA, na sigla em inglês) informou que aproximadamente 84% do território de Gaza está sob ordens de evacuação desde 7 de outubro.
A punição do governo de extrema direita do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ao povo palestino, após os atentados do Hamas no dia 7 de outubro, atingiu a marca de 40 mil mortos da população na Faixa de Gaza.
O jornal Haaretz levantou que o número de palestinos assassinados desde o início da guerra, 2% de toda população do enclave árabe, representa o mais sangrento massacre do século 21.
Panfletos avisam população que ainda na se evacuou
Aviões israelenses lançaram milhares de folhas com avisos para a população dos respectivos bairros que ainda não se deslocaram iniciem a evacuação.
Leia mais: Ataque de Israel mata integrante do alto escalão do Hamas no Líbano
“A todos os moradores e deslocados que ainda estão presentes nos Blocos: 899, 2356, 36, 127, 126 e 25, nos bairros a leste de Deir Al-Balah, Al-Qarara, Al-Mawasi. Al-Jalaa, cidade de Hamad e Al-Nasr: a IDF agirá com força contra organizações terroristas em sua área. Para sua segurança, você deve evacuar imediatamente para a nova zona humanitária”, afirma o aviso, assinado pelas IDF.