O Governo do Amazonas deu continuidade ao programa de investimento no desporto e lazer de Manaus, com a entrega, da obra de revitalização da quadra esportiva da comunidade do Novo Sião, bairro Jorge Teixeira, no âmbito do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci). Ao todo, 150 vagas serão disponibilizadas para a prática esportiva da comunidade localizada na zona leste de Manaus.
O programa socioesportivo é administrado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e conta, atualmente, com 65 núcleos espalhados pela capital e oferece modalidades como vôlei de quadra, basquete, futsal, judô e wrestling.
Durante a entrega da quadra esportiva, na comunidade Monte Sião, o governador do Amazonas, Wilson Lima, falou sobre a importância do apoio do estado na promoção de qualidade de vida para toda a população.
“A violência e outras mazelas sociais encontram espaço quando a gente não tem equipamentos sociais como esse que estamos apresentando hoje e quando a gente não dá as condições básicas ao cidadão. Estou aqui reforçando o compromisso do Governo do Amazonas com cada criança, adolescente, senhor e senhora presente. Podem contar com a nossa ajuda”, destacou o governador Wilson Lima.
Potencializar o esporte como um instrumento de resgate e de redução de criminalidade é um dos objetivos do Governo do Estado, por meio da Sedel, que já conseguiu colocar o programa entre os melhores do país, como aponta o secretário de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.
“O Pelci é um programa de referência nacional. Temos hoje 15 mil atletas em Manaus e também no interior. Os municípios estão inseridos na rota do Governo, que inclui esses jovens em pontos de iniciação. O programa tem mudado a vida das pessoas, como a do Pedro Nunes, que foi para as Olimpíadas de Paris”, destacou Jorge Oliveira.
Morador do bairro Novo Israel, o João Riquelme, de 18 anos, pratica o futevôlei dentro do programa Pelci. A modalidade já permitiu ao jovem participar de competições e mudou completamente a sua rotina.
“Só tenho que agradecer a Deus e ao governador Wilson Lima pela oportunidade do programa chegar nos bairros e nas comunidades. O Pelci é muito importante para o jovem não ficar na rua fazendo coisa errada, mas sim focando no esporte. Sempre quis treinar futevôlei e agora tenho acesso”, comemorou o atleta do Pelci, João Riquelme.
Como participar do Pelci
Podem fazer parte do programa crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Os pais e responsáveis pelos jovens interessados nas vagas, devem atender a alguns requisitos e comparecer ao ponto de matrícula com a documentação necessária. São exigidos RG e CPF da criança e do responsável, além do boletim escolar e uma foto 3×4 do atleta. As inscrições podem ser feitas no local, a partir desta sexta-feira (23/08).