Fortalecendo a importância das ações de educação em saúde nos municípios do Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participa da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, realizada até quinta-feira (29/08).
A educação em saúde é uma estratégia importante para a promoção da saúde e para a mobilização social no intuito de capacitar as pessoas para adoção de medidas preventivas a doenças. Por meio da FVS-RCP, o Núcleo de Educação em Saúde estimula a formação de multiplicadores, sendo uma das principais ações de promoção da saúde.
“A educação em saúde tem se tornado, cada vez mais, importante e estratégica quando falamos em prevenção e promoção em saúde. Enquanto vigilância, a FVS-RCP enfatiza a informação de que é possível evitar doenças, usufruindo de uma vida com mais saúde e qualidade”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
A coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da FVS-RCP, Amanda Andion, acrescenta que a conferência é oportunidade para fortalecer as vigilâncias municipais sobre o impacto que a educação em saúde tem para a mobilização social. “A ação de educação em saúde nos municípios constitui ferramenta estratégica para fortalecer a prevenção de doenças e agravos”, afirma.
Conferência
Com o tema central “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde ocorre de forma híbrida: virtual, transmitido por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc) em Manaus.
Ainda na capital, um espaço no Teatro da Universidade do Norte (Uninorte), no Centro, zona sul de Manaus, foi organizado para a participação dos delegados da capital. A participação das delegações municipais ocorre nas cidades, em escolas indicadas pela Secretaria de Educação e Desporto Escolar, que tenham o equipamento necessário para receber a transmissão via IPTV.
A conferência aborda três eixos fundamentais: Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e a Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.