Chefe da Red Bull, Christian Horner admitiu que o carro da McLaren estava “em outro nível” em Zandvoort, após Lando Norris conquistar uma vitória dominante no Grande Prêmio da Holanda, no fim de semana passado.
Norris cruzou a linha de chegada com mais de 22 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Max Verstappen, a maior margem da temporada, reduzindo a diferença para o holandês na liderança do Mundial de Pilotos para 70 pontos.
Além disso, a McLaren diminuiu a diferença para a Red Bull no Mundial de Construtores para apenas 30 pontos, com Oscar Piastri terminando em quarto lugar e acumulando mais pontos do que Sergio Pérez, que ficou em sexto. Com isso, a RBR deve ter pela frente uma verdadeira batalha se quiser conquistar o terceiro título consecutivo de construtores.
“Parabéns a Lando e à McLaren, o carro deles estava em outro nível. Fizemos tudo o que podíamos, Max converteu o segundo lugar em liderança [na largada], mas era visível que o ritmo deles estava em um nível superior”, disse Horner.
“Temos muito trabalho pela frente, acho que aprendemos várias lições valiosas. Agora é hora de digerir o que aconteceu aqui, limitar os danos com o segundo lugar e reagir em Monza”, comentou.
Leia mais: F1: Norris encerra hegemonia de Verstappen e fatura o GP da Holanda
Leia mais: F1: Chefe da Ferrari diz que equipe “deve aproveitar” resultado positivo na Holanda
Leia mais: F1: Williams anuncia Franco Colapinto para o lugar de Logan Sargeant no restante da temporada
A Red Bull levou atualizações para Zandvoort, incluindo suportes de espelho diferentes, algumas modificações no halo e uma capa de motor específica para aquela pista, mas nenhuma dessas alterações trouxe um grande aumento de desempenho.
Com o pacote de atualizações da McLaren aparentemente colocando a equipe à frente dos concorrentes, a Red Bull sabe que precisa trabalhar para manter a competitividade.
“Precisamos entender onde está o déficit, aprendemos muito no fim de semana, mas é evidente que o ritmo deles foi excepcional, então precisamos entender como podemos melhorar o desempenho do nosso carro”, continuou o britânico.
“O ritmo que a McLaren teve mostra que nada está garantido. Ainda temos uma vantagem confortável no Mundial de Pilotos, mas no de Construtores, mais pontos foram perdidos. Precisamos responder, e estou confiante de que temos a força e a profundidade para fazer isso”, pontuou.
Embora Horner não tenha especificado se e quando novas atualizações poderiam chegar, Verstappen ainda lidera o campeonato com 70 pontos sobre Norris. O GP da Itália, neste fim de semana, será mais um teste para avaliar a eficácia das atualizações da McLaren e o quanto a Red Bull está agora atrás na disputa.