Abel Ferreira pode renovar o contrato com o Palmeiras, que originalmente terminaria no final de 2025. Se depender do treinador, ele poderia ampliar o vínculo até 2027 ou ainda mais, até 2030. Porém, há uma condição que pode impedir a continuidade: o calendário do futebol brasileiro.
Desde que chegou ao Verdão, em 2020, o técnico insiste na falta de descanso dos times do país devido ao excesso de jogos. Em 2021, por exemplo, o Palmeiras foi a equipe que mais atuou no mundo, com 91 jogos. Para o técnico, isso atrapalha o desempenho e impede que os profissionais tenham tempo para as vidas pessoais.
“É insano, difícil. Um desgaste emocional muito grande. Assim (com maiores intervalos entre jogos), eu tenho vida, consigo viver. Se calhar, se a Leila quiser, se jogarmos semana a semana, consigo ficar até 2027. Ou se calhar até 2030. Com a quantidade de jogos, temos desgaste físico e emocional muito grande”, disse Abel Ferreira.
O técnico falou sobre o assunto em entrevista coletiva após a vitória do Palmeiras sobre o Criciúma, no último domingo (15) e seguiu com as críticas sobre a realidade do futebol brasileiro.
“Jogos sem tempo de recuperação. Se tivessemos uma organização que tomasse decisões difíceis, teríamos mais jogadores de qualidade a ingressar ao futebol brasileiro”, concluiu.
O técnico do Palmeiras já falou, em entrevista depois da vitória contra o Athletico, que seu ciclo termina em 2025 — quando acaba o contrato. Na ocasião, em 1º de setembro, ele afastou a possibilidade de deixar o clube antes do término do vínculo.
Palmeiras quer renovar com Abel Ferreira?
Um dos desejos da presidente Leila Pereira é manter Abel Ferreira no Palmeiras até o fim de 2027, quando terminará seu segundo mandato, caso seja reeleita na eleição deste ano.
A relação entre o clube e o treinador é recíproca. Ou seja, ambos estão felizes e satisfeitos no momento. Uma negociação pela ampliação do contrato só deve ser oficializada após as eleições presidenciais, marcadas para novembro.