Mais de 70 pinguins retornaram ao mar após serem resgatados e reabilitados durante a temporada de migração 2024, que ocorre entre maio e outubro. Ao todo, 74 pinguins-de-magalhães foram soltos.
O levantamento é feito pela ONG Associação R3 Animal, que trabalha há mais de 20 anos com resgate, reabilitação e reintrodução de animais marinhos à natureza.
A soltura mais recente aconteceu na última quarta-feira (23), quando 14 pinguins foram devolvidos ao oceano na Praia do Moçambique, em Florianópolis (SC).
Segundo a entidade, os pinguins-de-magalhães partem da Patagônia Argentina e, durante a temporada de migração, vão em direção às praias brasileiras.
Durante a passagem por algumas das praias de Santa Catarina, os animais podem encalhar na areia e são resgatados por diversas instituições ligadas ao Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Entre os principais processos de reabilitação está o ganho de peso, hidratação, medicamentos e o uso de aquecedores, uma vez que muitos são salvos com hipotermia.
Após recuperados, os pinguins são soltos no mar para seguirem viagem. A primeira soltura da temporada foi realizada no dia 8 de agosto.
Pinguins em praias de Florianópolis
Cerca de 2.685 pinguins-de-magalhães já foram contabilizados como visitantes nas praias de Florianópolis durante a temporada de migração 2024 da espécie, até o momento, segundo a ONG R3 Animal.
Durante a migração, grande parte deles ainda são animais jovens que se perdem do bando e encalham nas praias afogados, desnutridos e hipotérmicos, por serem inexperientes.