O cenário que prometia esquentar a briga pelo título da Fórmula 1 na verdade deixou Max Verstappen muito perto do tetracampeonato. Com um verdadeiro show debaixo de chuva em Interlagos, o tricampeão mundial escalou o pelotão e conquistou uma vitória épica no GP de São Paulo após largar da 17ª colocação, neste domingo, 3. O piloto da Red Bull encerrou um jejum de cinco meses sem vitórias em grande estilo e ampliou a vantagem sobre Lando Norris, da McLaren, que largou da pole position e chegou apenas em sexto.
Verstappen brilhou logo na primeira volta ao subir sete posições. Aos poucos ele foi se aproximando dos líderes e contou com a famosa sorte de campeão para entrar de vez na disputa pela vitória. Ele não foi aos boxes durante o safety car virtual e assumiu a segunda posição pouco antes da bandeira vermelha entrar em ação após a forte batida de Franco Colapinto na volta 33. O holandês então pôde trocar os pneus durante a paralisação e não teve trabalho para superar Esteban Ocon, da Alpine, na relargada na 43ª volta.
Leia mais: F1: Gabriel Bortoleto encaminha vaga na Fórmula 1 para 2025, diz site
Leia mais: F1: Sainz vence prova agitada no México; Norris aproveita erro de Leclerc e chega em segundo
O líder do campeonato passou a fazer volta rápida em cima de volta rápida e foi o primeiro a receber a bandeira quadriculada agitada pelo tricampeão mundial de surfe Gabriel Medina com incríveis 19 segundos de vantagem sobre Ocon. Pierre Gasly completou a surpreendente dobradinha da Alpine no pódio.
George Russell, que liderou boa parte da prova, terminou em quarto lugar com a Mercedes. Charles Leclerc, da Ferrari, foi o quinto colocado, logo à frente de Norris. Companheiro do britânico, Oscar Piastri cruzou a linha de chegada em sétimo, mas perdeu a posição para Yuki Tsunoda, da RB, por causa de uma punição de dez segundos. Liam Lawson, também da RB, e Lewis Hamilton, da Mercedes, completaram a zona de pontuação na capital paulista.
Carlos Sainz, da Ferrari, Franco Colapinto, da Williams, e Nico Hulkenberg, da Haas, não resistiram às condições complicadas da pista molhada e abandonaram a prova. Lance Stroll, da Aston Martin, sequer conseguiu largar após parar na caixa de brita na volta de apresentação.
Verstappen somou 26 pontos contra apenas oito de Norris e agora tem 62 de vantagem na classificação do Mundial de Pilotos, restando apenas três etapas para o fim do campeonato. Ele já terá a chance de confirmar o tetra na próxima corrida, em Las Vegas, nos dias 22, 23 e 24 de novembro.