O atleta Éder Cabral Filho, da academia White House Jiu-jítsu, de apenas 11 anos, conquistou o campeonato TCF 8 e levou para casa o prêmio de 10 mil reais. Lutando na categoria Masculino 11 anos até 40kg, Éder teve um desempenho brilhante, mostrando um jiu-jítsu moderno e focado na finalização.
O evento TCF 8, que aconteceu no sábado, dia 02 de novembro, em São Paulo, também conhecido como “10K Lutas Casadas”, é um marco no cenário do jiu-jitsu infantil, incentivando atletas e equipes a buscarem o prêmio e valorizando a dedicação ao esporte.
Éder iniciou sua jornada há 1 ano e 9 meses no projeto Casa Branca, um dos projetos sociais da White House Jiu-Jítsu. Sob orientação do professor Jhones, logo se apaixonando pela arte suave e rapidamente foi direcionado para a unidade São José, onde treinou com o professor Izaque. Com o desenvolvimento de suas habilidades, Éder foi selecionado para integrar o Studio MasterFrigo, situado na unidade White House Aleixo, tornando-se parte do grupo de alto rendimento. Mesmo com apenas um ano e seis meses de treinado, Éder já desponta no cenário nacional, sendo um exemplo de dedicação e talento.
Leia mais: Atletas da White House Jiu-Jitsu são destaque no European Kids IBJJF 2024
Leia mais: Talentos do Amazonas Ricardo Yoshito e Fernando Fábio Paiva brilham na Califórnia
A vitória de Éder é também um triunfo para os projetos Casa Branca da White House Jiu-Jítsu, reforçando a importância de investir em jovens talentos e oferecer apoio para o crescimento no esporte.
“Nós, na White House, temos o compromisso de construir uma base sólida para jovens como Éder. Com a parceria da MasterFrigo, temos conseguido oferecer todo o suporte para que eles transformem potencial em resultados e atinjam um alto nível no esporte. Parte de nossa missão é apoiar e orientar talentos para que possam alçar voos cada vez mais altos”, disse o professor Ricardo Amaral Filho
“O Éder é mais um exemplo de dedicação e superação que temos acompanhado nestes 8 anos de White House. O que ele vem fazendo nos motiva a buscar sempre o melhor para nossos alunos, para que alcancem seus objetivos no esporte”, afirmou o professor Diogo Dutra.
“O Éder é mais um talento que se destaca na White House não só pela forma que luta, mas pelo respeito e humildade que tem. Ele é um exemplo para seus colegas e para todos atletas mesmo de outras equipes”, ressaltou o professor Lucas Campelo.
O Vanguarda do Norte conversou com o jovem atleta e sua equipe, confira abaixo a entrevista:
Éder Cabral Filho
VDN: Qual foi a luta mais difícil do campeonato e por quê?
Éder Cabral Filho: “Foi na minha final com o Marreta. Ele é um garoto muito bom, mas graças a Deus obtive um bom resultado.”
VDN: Como você se preparou para essa competição?
ECF: “Treino mais de 6 horas por dia com muita dedicação e foco nos meus objetivos.”
VDN: Qual é o seu maior sonho no jiu-jitsu?
ECF: “Ser campeão mundial na faixa preta.”
Éder Cabral (pai do atleta)
VDN: Quais são os maiores desafios que vocês enfrentaram juntos nesse caminho?
Éder Cabral: “Quando descobrimos que Éder estava com problemas nos dois rins (endronefrose bilateral). Ele sentia muita dor, mas mesmo assim continuou treinando. Graças a Deus e ao apoio de pessoas maravilhosas como Gessandra e Jackson Baseggio, ele teve total apoio e hoje está curado.”
VDN: Como você e sua família lidam com a rotina de treinos e competições de Éder?
EC: “Durante esse 1 ano e 9 meses no jiu-jitsu, nossa vida mudou completamente. Mas nada nos impede de estar ao lado dele, apoiando tanto nos treinos quanto nas competições.”
VDN: Que conselho você daria para pais que têm filhos com o sonho de competir no jiu-jitsu?
EC: “Que apoiem seus filhos, tenham um diálogo com eles e os acompanhem, incentivando-os sempre a nunca desistir dos seus sonhos.”
Professor Alcenor Alves que acompanhou o atleta em São Paulo
VDN: O que você acredita que foi essencial para o sucesso dele no TCF 8?
Alcenor Alves: “Treinos todos os dias duro, focado, mas o diferencial nessa conquista do TCF 8 foi sua superação e acreditar em si mesmo, lutando por ele, sendo o Éder que paga o preço todos os dias em nossa escola.”
VDN: Como a preparação para um campeonato de alto nível como esse difere do treino habitual?
AA: “Não mudo muita coisa em nossos treinamentos, independente de qual eventos os atletas irão disputar, mas quando se trata de eventos de lutas casadas ou GPs, procuramos saber um pouco de cada oponente, para que possamos traçar como iremos enfrentar cada um deles.”
VDN: Quais são os próximos objetivos para Éder no esporte?
AA: “Como já estamos finalizando o calendário 2024, vamos nos organizar e traçar metas para 2025… e com certeza poder levá-los aos maiores eventos da CBJJ e IBJJF.”
Patrocinador MasterFrigo
VDN: Qual o impacto que a MasterFrigo espera alcançar no esporte e na vida desses jovens atletas ao investir em um estúdio de treinamento e apoiar o desenvolvimento de um grupo de alto rendimento?
Gessandra Baseggio/ MasterFrigo: A MasterFrigo acredita que o investimento em um estúdio de treinamento voltado para o jiu-jítsu e o apoio ao desenvolvimento de um grupo de alto rendimento trarão um impacto positivo significativo tanto no esporte quanto na vida dos jovens atletas. Ao proporcionar uma estrutura de qualidade e incentivar o treinamento de alto nível, a empresa espera não apenas formar atletas competitivos, mas também contribuir para a construção de cidadãos mais disciplinados, resilientes e comprometidos com seus objetivos. Através desse apoio, a MasterFrigo visa promover o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida, como o trabalho em equipe, o foco e a determinação, mostrando que o esporte pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social.