Na semana de celebração ao Dia da Cultura, comemorado em 5 de novembro, uma extensa programação irá mobilizar os corpos artísticos e espaços culturais do Estado. De terça-feira (05/11) a domingo (10/11), espetáculos de música, dança e exposição de trabalhos de pintura assinados por pessoas com deficiência visual se destacam na temporada, cujo encerramento será no Largo de São Sebastião, com o Festival de Cultura Popular Amyipaguana. Todas as atrações são promovidas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Confira.
Na terça-feira, no Palacete Provincial, praça Heliodoro Balbi, Centro, às 9h, será realizada uma exposição dos trabalhos de pintura dos alunos com deficiência visual do projeto Arte com Toque. Também faz parte da programação, o desfile dos alunos da primeira edição do projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo. Ministrado pela professora Seanne Oliveira, a iniciativa permite que as pessoas de baixa visão expressem emoções por meio de pinturas, cores e figuras.
Ainda na terça (05/11), às 14h, acontece mais uma edição do projeto Vivência Cultural com os Corpos Artísticos do Amazonas. Desta vez, a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) levará a música instrumental aos alunos da escola estadual Professor Antenor Sarmento Pessoa, rua Tapajós, no Centro. Na quadra de esportes da escola, a orquestra terá regência de Marcelo de Jesus.
Na terça-feira, também, terá Sarau no Hall no Teatro Amazonas, às 16h, com o Corpo de Dança do Amazonas (CDA), apresentando o “Mundo da Razão Presente de Ricardo Risuenho”. A performance coreográfica traz à tona os pensamentos do filósofo alemão idealista Friedrich Hegel (1770 – 1831). O sarau tem entrada gratuita, classificação livre e, em todas as edições, agrega um público crescente, além dos visitantes do teatro.
No Teatro Gebes Medeiros, avenida Sete de Setembro, Centro, nesta terça, estreia o espetáculo teatral “Sebastião”, da companhia amazonense Ateliê 23. No palco, histórias vividas no bar Patrícia, o primeiro bar gay de Manaus, entre 1972 e 1979. A direção é de Taciano Soares. Ingressos disponíveis a R$ 60 (inteira) no Instagram (@atelie23) e no www.shopingressos.com.br. A classificação é de 18 anos.
Na quinta-feira (07/11), às 20h, o Teatro Amazonas recebe o espetáculo Circo dos Sonhos, da companhia de ballet Álvaro Gonçalves. Sob a lona mágica de um circo, a fantasia ganha vida com acrobatas, malabaristas, palhaços e bailarinos se unem em um espetáculo encantador. Classificação livre e os ingressos à venda pelo site www.shopingressos.com.br e na bilheteria do Teatro Amazonas.
A programação no Teatro Amazonas segue com o espetáculo de ballet em três atos, intitulado: “Coppélia”, apresentado pela companhia de ballet Álvaro Gonçalves, acompanhado pela Amazonas Filarmônica. As apresentações acontecem na sexta-feira (08/11), às 20h e, no domingo (10/11), em duas sessões, 11h e 19h. A regência é de Marcelo de Jesus. Classificação livre e os ingressos à venda pelo site www.shopingressos.com.br e na bilheteria do Teatro Amazonas.
No domingo, a partir das 16h, o Largo de São Sebastião recebe a programação do Amyipaguana, movimento que fortalece a cultura popular do estado. Ciranda, hip hop, capoeira, samba, teatro, circo entre outras vertentes, somam-se às intervenções de grafite e aos grupos que defendem esta abordagem. A programação, gratuita, inclui manifestações de rodas de capoeira, atrações circenses do Cle Cle Produções, as danças urbanas do Holograma, o axé do Bumba Meu Bloco, encerrando às 22h, com o samba de raiz do Couro Velho.
Visitação aos espaços culturais
Durante a semana, em decorrência do Dia da Cultura, os espaços estarão abertos ao público, com horários e dias específicos de funcionamento. O icônico Teatro Amazonas estará aberto para visitação turística de terça a sábado (05 a 09/11), das 9h às 17h. No domingo (10/11), o teatro estará fechado para visitação turística, devido à realização do espetáculo de ballet, no período da manhã.
O Centro Cultural Povos da Amazônia e o Museu do Homem do Norte funcionarão normalmente para visitação turística de terça a sábado, no horário das 9h às 15h. A visitação, acompanhada por guias, tem duração média de 30 a 45 minutos. O centro cultural permanece fechado às segundas-feiras para manutenção e não abre aos domingos.
O Centro Cultural Palácio da Justiça e o Centro Cultural Palácio Rio Negro, importantes espaços históricos da cidade, vão estar abertos para visitação turística às segundas, e de quarta a sábado, das 9h às 15h. Na terça-feira, ambos estarão fechados para manutenção, assim como aos domingos. O Palacete Provincial estará aberto para visitação de segunda a sábado, das 9h às 15h, com exceção das quartas-feiras, quando o espaço estará fechado para manutenção.
A Galeria do Largo e a Casa das Artes estarão abertas de quarta a domingo, das 15h às 20h. Às segundas e terças ambos os espaços permanecem fechados para manutenção.
Todos os endereços para acesso aos espaços estão disponíveis em: cultura.am.gov.br/espacos-culturais/