A sociedade ganha 56 novos profissionais com formação no curso Introdução aos Cuidados Paliativos. A certificação ocorreu na noite de quinta-feira (07/11), no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), localizada na avenida Mário Ypiranga, bairro Flores, zona centro-sul.
O curso, promovido pela Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), iniciou a segunda turma deste ano no mês de setembro, na sede da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), na avenida Brasil, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus. A duração total foi de 20 horas.
Durante a cerimônia, o vice-reitor da FUnATI, Cláudio Chaves, destacou os esforços da fundação amazonense para as atividades voltadas à capacitação de profissionais que atuam com pessoas idosas no Estado.
“A FUnATI está funcionand, na Policlínica, na Pesquisa, Ensino e Extensão. Essa área é muito importante para todos nós. Essa área é muito importante para a Medicina, para as pessoas que necessitam dessa mão amiga dos cuidados paliativos”, destacou. O vice-reitor também relembrou a turma anterior realizada no primeiro semestre, totalizando mais de 100 pessoas formadas na área.
Ensino e aprendizado
A assistente social Ideane Almeida, que atua na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), concluiu o curso e destacou o aprendizado adquirido para execução em sua rotina diária na fundação.
“Cuidados paliativos é olhar além da doença, é olhar para o paciente, para o familiar. É um conjunto todo para que aquele paciente tenha uma evolução mais rápida, para que ele possa receber alta e ir para casa para ficar próximo dos seus familiares. Então, paliar é cuidar de uma forma além da doença”, disse.
Além do vice-reitor Cláudio Chaves, o evento contou com a presença da pró-reitora de Ensino e Pós-Graduação, Kennya Brito, da coordenadora estadual da Atenção Oncológica, enfermeira Mônica Maquiné, da médica anestesiologista e professora do curso Adriane Byron, do médico do Instituto de Oncologia do Amazonas, do professor Maurício Del Aguila e a chefe do núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Circulatórias e Diabetes as Semsa Manaus, Phâmela Ferreira.