Para suprir a necessidade de um acompanhamento regionalizado dos preços dos principais produtos consumidos pela população roraimense, o Governo de Roraima por meio da Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento), passa a realizar mensalmente uma pesquisa de itens considerados essenciais na cesta básica do trabalhador roraimense.
A proposta do estudo consiste em oferecer um indicador regional contínuo, por entender que a ausência dessas informações dificultam a análise precisa das variações de preços e do impacto da inflação sobre o poder de compra da população local, explicou o secretário-adjunto de Planejamento, Fábio Martinez.
“A partir de uma análise contínua, será possível identificar essas flutuações no custo de vida. Esses dados irão trazer mais transparência, além de ajudar no planejamento financeiro da população, possibilitando o acompanhamento das oscilações de preços e o impacto delas no seu orçamento ao final de cada mês”, frisou.
Ele acrescentou ainda que, com a pesquisa, será possível obter um parâmetro econômico de Roraima, criando referenciais para analisá-los.
“Esse trabalho também fortalece a economia local, melhora o entendimento do cenário econômico e contribui para uma gestão mais eficiente dos recursos públicos, para uma formulação de políticas públicas mais adequada à realidade do nosso estado”, reiterou o adjunto da Seplan.
PESQUISA
Será avaliada a oscilação de preços de três tipos diferentes de cesta básica: a de alimentos, a de higiene pessoal e a de limpeza doméstica.
A cesta de alimentos inclui 14 itens: arroz, feijão, carne, frango, leite, pão, café, açúcar, farinha, mandioca, tomate, banana, óleo e manteiga. Já a cesta de higiene pessoal é composta por cinco produtos: absorvente, creme dental, sabonete, papel higiênico e barbeador.
Por fim, a cesta de limpeza doméstica abrange oito itens fundamentais para a manutenção da limpeza da residência: água sanitária, esponja de aço, sabão em barra, sabão em pó, detergente de louça, desinfetante, vassoura e inseticida.
A pesquisa prévia foi realizada entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro de 2024 para mapear e estabelecer um índice de variação de preço que será implementado e deverá nortear os demais relatórios de preços. Nessa prévia, foi identificado que a cesta de alimentos na capital Boa Vista custa em média R$ 586,83, os itens de limpeza doméstica ficaram em R$ 74,49 e higiene pessoal R$ 25,15.
“O acompanhamento mensal dos preços da cesta básica é essencial para entendermos com maior precisão o impacto da inflação no dia a dia das famílias roraimenses. Com esses dados, nós conseguimos planejar políticas públicas mais assertivas para garantir o bem-estar da nossa população e buscar soluções que aliviem o peso do custo de vida”, destacou o governador Antonio Denarium.
Como é feita a pesquisa?
Realizada pela CGEES (Coordenação Geral de Estudos Econômicos e Sociais) da Seplan, a pesquisa consiste em monitorar a evolução do custo mensal dos itens presentes nas cestas básicas em Roraima. Os dados permitirão uma compreensão clara do custo de vida local por meio de levantamento em 67 estabelecimentos comerciais distribuídos em 57 bairros de Boa Vista.
De acordo com a coordenadora da CGEES, Jádila Andressa Gomes, todo o trabalho foi realizado com base na metodologia padrão do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), instituição responsável por estabelecer as previsões mínimas necessárias ao bem-estar de um trabalhador em idade adulta, adaptadas às diferentes regiões do Brasil.
“A pesquisa é realizada pelo Dieese em outros Estados e já foi realizada em Roraima, mas não teve continuidade. Então, a Seplan resolveu tomar a iniciativa de realizar aqui. As equipes utilizaram a mesma metodologia. O diferencial é que realizamos pesquisas de preços de produtos de higiene pessoal e cesta de limpeza de produtos domésticos. Essas duas últimas têm metodologia adaptada do estado do Acre”, informou.
Conforme Jádila, cada produto pesquisado está associado a três marcas diferentes, sendo duas marcas fixas e uma terceira marca variável. A seleção das marcas foi feita por meio de uma pesquisa in loco realizada nos supermercados durante a fase de teste da coleta de dados, priorizando as marcas mais presentes nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais pesquisados.
O resultado da pesquisa está disponível no site da Seplan, na aba Estudos.