A 1ª edição do projeto “Pé na Estrada – Conectando a Pessoa Idosa com a Natureza”, atendeu 4 mil idosos e envelhecentes do Amazonas. A iniciativa do Governo do Amazonas proporcionou momentos de lazer e turismo rural para 80 grupos da capital e Região Metropolitana, na Fazenda Santa Rosa, em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
Integrado ao programa “EnvelheSer 60+”, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o projeto atua na melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa, promovendo um dia de lazer sustentável, com trilhas educativas, empreendedorismo rural, cultivo de hortaliças, colheita de frutas, entre outras atividades. A primeira edição foi encerrada na quarta-feira (04/12).
A secretaria também providenciou o translado de ida e volta para os beneficiados, com a busca em pontos estratégicos da capital. Ao todo, foram realizadas 20 ações, alcançando todas as zonas de Manaus e cinco municípios da Região Metropolitana: Rio Preto da Eva, Iranduba, Presidente Figueiredo, Manacapuru e Novo Airão.
“Finalizamos a primeira edição do projeto ‘Pé na Estrada’. Chegamos a atender cerca de 4 mil idosos cadastrados no programa, tanto de alguns municípios quanto, também, de instituições parceiras, como a FUnATI”, contou a secretária executiva adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), Franciane Alves.
Ela ainda reiterou que em 2025 será realizada a segunda edição do projeto, sendo o foco proporcionar para o público envelhecente o maior conhecimento da área rural do estado, por meio do turismo local.
“O objetivo é que esses idosos tenham um momento de lazer, que vejam o que o nosso estado tem a proporcionar para a nossa sociedade, trabalhando o turismo local, tirando esses idosos de dentro de casa e da ociosidade. No próximo ano, vamos ter a segunda edição para que todos possam ter essa experiência e, assim, promover qualidade de vida para esse público”, afirmou a secretária.
Experiência
Por meio da parceria da Sejusc com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), mais de 200 idosos e envelhecentes participaram do projeto “Pé na Estrada”, no início do mês de dezembro.
Empolgada com a ação e seguindo a recomendação médica de realizar mais exercícios ao ar livre, a aposentada Leidá Azevedo, de 72 anos, foi uma das beneficiadas com a ação.
“Hoje foi um dia muito especial para mim, porque eu estava precisando realmente ter contato com a natureza. Estou com artrose, mas mesmo com certas limitações, graças a Deus, estou levando. Quando eu soube do evento eu escolhi vir participar, porque o fisioterapeuta que está me acompanhando já havia falado: ‘a senhora precisa ir; entrar em contato com a natureza’, e aqui estou me sentindo melhor”, afirmou Leidá.
“Eu sou sozinha, sou viúva e sou aposentada, então, eu vim aqui hoje porque eu me sinto bem na convivência com as outras idosas, fico muito feliz porque não fico só. Para mim isso aqui é um paraíso, eu converso, eu acho graça, eu brinco com as outras. Eu gostei desse tipo de passeio”, expressou a idosa.