O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi submetido, na manhã dessa quinta-feira (12/12), a um procedimento cirúrgico para complementar a drenagem de uma hemorragia intracraniana. O procedimento começou por volta de 7h25 da manhã, durou cerca de uma hora e aconteceu sem intercorrências. Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, Lula está acordado e conversando.
“O procedimento acabou de acabar, foi com sucesso, [a gente] conseguiu embolizar aquela artéria. (…) O presidente está acordado e conversando”, afirmou o médico Roberto Kalil após o procedimento, que iniciou por volta das 7h10 e durou menos de uma hora. Às 10h, a equipe médica concedeu uma entrevista à imprensa.
O neurocirurgião Marcos Stavale afirmou que Lula está “neurologicamente perfeito”, após ter sido submetido ao procedimento de embolização para conter o fluxo de sangue ou de linfa (líquido que circula no sistema linfático e que faz parte do esquema de drenagem do corpo), na manhã desta quinta-feira (12).
De acordo com a equipe médica que acompanha o chefe do Executivo, o presidente está “muito bem e apto a praticar qualquer ato de vida civil” e “cognitivamente íntegro”.
A nova cirurgia consiste na embolização da artéria meníngea média, ou seja, um procedimento pouco invasivo que bloqueia o fluxo sanguíneo em áreas específicas do cérebro. O procedimento é complementar à cirurgia realizada em Lula na segunda-feira (9/12) para conter uma hemorragia intracraniana e não vai influenciar na previsão de alta da UTI, que deve ser nesta quinta. A intervenção faz parte do protocolo pós-cirúrgico.
O presidente, que estava em Brasília, foi transferido às pressas na noite de segunda para a unidade de São Paulo do Hospital Sírio Libanês, após apresentar dores de cabeça e sonolência associadas a um acidente doméstico ocorrido em outubro.
Na primeira intervenção médica, Lula passou por um procedimento de trepanação, em que são feitas pequenas perfurações do crânio. Segundo os médicos que acompanham o caso, o presidente se recuperou bem do procedimento e chegou a receber visitas de familiares na quarta-feira (11/11).
Lula segue internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.