Dignidade e felicidade definem a vida das famílias beneficiadas com a entrega de 800 títulos definitivos, nesta sexta-feira (20/12), pelo governador do Amazonas, Wilson Lima. Após longos períodos de espera pelo tão sonhado documento, que garante benefícios como acesso a crédito para construção ou reforma, direito à herança e valorização das propriedades, os beneficiários puderam encerrar este ano com boas perspectivas para o futuro.
Entre essas famílias, está o empreendedor Osinaldo Fontelis, de 57 anos, do conjunto Armando Mendes, zona leste, que esperou por mais de 20 anos para receber o documento. Ele afirmou que se sente realizado em sua vida.
“É uma vitória porque são muitos anos de luta. E você se sente mais seguro em estar no que é seu verdadeiramente. Eu me sinto realizado porque foi uma conquista de muita luta”, declarou Osinaldo Fontelis.
Com mais de 24 anos de espera, a autônoma Elaine Cristina, 53, do conjunto Boas Novas, na zona norte, emocionou-se ao receber o documento. “Eu estou tão feliz, até chorei emocionada por receber esse título definitivo da minha casa. Estou agradecida por essa oportunidade”, celebrou.
Os títulos definitivos foram entregues pela Secretaria de Estado de Cidades e Territórios (Sect), em solenidade realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques, bairro Chapada, zona centro-sul. A iniciativa integra o programa Amazonas Meu Lar, considerado o maior programa habitacional da história do Estado.
Nesta entrega foram contempladas 11 localidades de todas as zonas da capital, incluindo o Conjunto Boas Novas, Monte Sinai e Monte das Oliveiras, na zona norte; Compensa, Nova Esperança e São Jorge, na zona oeste; Redenção, na zona centro-oeste; e áreas do Ouro Verde, Nova Vitória, Armando Mendes e Jorge Teixeira, na zona leste.
“São 33 mil títulos definitivos previstos pelo Amazonas Meu Lar; Ano que vem, o programa vai avançar na regularização, mas muito mais na entrega de novas unidades habitacionais”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo.
Desde 2019, o Governo do Amazonas já beneficiou 5.800 famílias com a entrega de documentos definitivos de propriedade. “Se as pessoas têm documento e tem área em seu nome, podem ir ao cartório e ao banco tirar financiamentos porque elas são agora donas de fato e de direito de suas casas”, afirmou o diretor-presidente da Superintendência de Habitação (Suhab), Jivago Castro.