O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), via CEPPJ (Coordenação Estadual de Políticas Públicas para a Juventude), promoveu nessa sexta-feira, 31, o Projeto Sarau da Juventude,com o tema“Janeiro Branco – O que fazer pela saúde mental agora e sempre”.
O Sarau proporcionou um espaço acolhedor para interação e reflexão, onde os participantes puderam expressar suas ideias e sentimentos por meio de diversas manifestações artísticas, esportivas, culturais, arte, leitura e lazer. Além de compartilhar e promover interação, diversão, reflexão e conscientização sobre a importância da saúde mental, com diversos ambientes para os jovens.
A secretária-adjunta, Isadora Braga, destacou que a saúde mental é fundamental para o bem-estar humano e para uma sociedade saudável.
“Precisamos de ações como esta, que promovam a conscientização e o cuidado com a saúde mental da juventude; com diálogos abertos e abordagens criativas para enfrentar os desafios dessa temática tão relevante” afirmou.
O coordenador da CEPPJ, Jander Brito, destacou que o evento é voltado para o cuidado com a saúde mental dos jovens.
“Hoje encerramos o mês de janeiro com o Sarau da Juventude que representa todas as diversidades juvenis de todo o nosso estado. O Sarau trouxe a proposta da saúde mental e mostra que nossos jovens podem ser empoderados, com toda a representatividade, integração, respeito e inclusão social”, finalizou.
O Sarau contou com alguns ambientes, entre os quais, Árvores da Vida – Com mensagens positivas; Cantinho da Leitura – Ler é um ato de compreensão que estimula, desde cedo, uma interação produtiva, com processos lúdicos, criativos e voltados para o mundo do leitor; Espaço Esporte e Lazer – atividades esportivas podem fazer muito bem para a saúde física e mental, além de ajudar na socialização e no desenvolvimento de habilidades.
Além de Artesanato Sustentável – prática de criar peças de arte utilizando materiais reutilizados, reciclados ou de baixo impacto ambiental; Coordenação da Política de Emprego, Trabalho e Renda – exposição do artesanato do PAR (Programa de Artesanato de Roraima, capacitação, cursos profissionalizantes e o Projeto Emprega Jovem.
A Coordenação Estadual de Enfrentamento às Drogas ofereceu também conteúdos e jogos sobre a prevenção às drogas ilícitas. E o Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa – Projeto 60+ Criatividade, com a exposição de artesanato.