Um dos cinco novatos da temporada 2025 da Fórmula 1, Kimi Antonelli vai estrear na principal categoria do automobilismo mundial com uma homenagem a Ayrton Senna. O italiano de apenas 18 anos usará o número 12 estampado na Mercedes e explicou que a escolha tem relação com sua idolatria pelo tricampeão mundial.
Senna utilizou a numeração nos três anos de Lotus e também na primeira temporada pela McLaren, quando conquistou o título de 1988. Além disso, o 12 também fez parte da carreira do jovem italiano nas categorias de base.
“É por causa do Ayrton. Mas também é o número que usei pela primeira vez em monopostos. Na F4 comecei a usar o #12 imediatamente e me saí muito bem com esse número. Espero que continue assim na F1. Eu tinha 12 anos quando entrei para o programa júnior da Mercedes, então tem isso também”, contou Antonelli.
Leia mais: F1: Ferrari anuncia Zhou como piloto reserva para 2025
Leia mais: F1: Equipe de Gabriel Bortoleto cria centro de engenharia na Inglaterra
Curiosamente, Kimi nasceu exatamente 12 anos após a morte de Senna. Ele só teve a chance de acompanhar a carreira do brasileiro por vídeos e mesmo assim criou um sentimento de admiração por Ayrton tanto dentro quanto fora das pistas.
“Sempre ficava admirado quando via vídeos do Senna. Quando criança, eu assistia a todos os DVDs das temporadas dos anos 1980 aos 2000 e, em um deles, lembro de assistir Ayrton, e isso me chamou muita atenção. Sei que não tive a sorte de vê-lo correr, mas quando assisti a todos esses vídeos comecei a perceber todas essas corridas incríveis que ele fez”, disse.
“Assisti ao documentário e à série recente também. Ele é meu ídolo por causa de quem ele era fora da pista e também dentro dela. Um piloto incrível, mas uma ótima pessoa também. Isso me inspirou, e conseguir fazer pelo menos uma pequena parte do que ele fez seria muito legal”, finalizou o jovem italiano.