O Governo do Amazonas por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) encerra o primeiro pacote de ações de 2025 realizado no interior do estado com balanço positivo para o setor. No total, 51 empreendimentos no município de Tefé (523 quilômetros de Manaus) foram regularizados no sistema de Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, e 50 cadastros inseridos na plataforma digital Amazonas To Go.
De 13 a 19 de fevereiro, os prestadores de serviços turísticos de Tefé receberam visitas técnicas, atendimentos volantes para credenciamento no Amazonas To Go, orientações sobre as linhas de financiamento do programa +Crédito Amazonas Turismo e a realização do Workshop Turismo Sustentável.
O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, destacou o impacto positivo da iniciativa e o recorde de cadastros na plataforma. “Tefé demonstrou grande engajamento na regularização e qualificação dos serviços turísticos. A adesão ao Amazonas To Go e ao Cadastur fortalece o setor, garantindo mais segurança para os visitantes e oportunidades para os empreendedores locais”, afirmou Ribeiro.
O secretário de Turismo de Tefé, Alexandre Araújo, reforçou a importância da parceria entre a Amazonastur e a Prefeitura Municipal para impulsionar o turismo na região.
“Essa ação foi essencial para mapear e fortalecer os serviços turísticos do município. A parceria com a Amazonastur nos permite estruturar o setor de forma estratégica e sustentável”, disse o secretário.
Lançamento do Amazonas To Go
Com o lançamento oficial da plataforma Amazonas To Go, Tefé tornou-se o 16º município do Amazonas a integrar o serviço digital que conecta turistas a prestadores de serviços locais.
O sistema funciona via WhatsApp, oferecendo informações sobre hospedagem, restaurantes, passeios e guias credenciados. Além de ser disponibilizada em português, inglês e espanhol, o Amazonas To Go pode ser acessado pelos turistas pelo QR Code https://qrfacil.me/Qqdds6kr, telefone (92) 99356-8775 ou, ainda, em cartazes espalhados nos principais atrativos turísticos de Tefé.
O fortalecimento do turismo em Tefé também impacta diretamente os empreendedores locais, como conta o empresário Sidney Mauro, proprietário do restaurante Cantinho de Tefé. Ele pontuou a importância da iniciativa para a organização do setor e a valorização dos serviços turísticos na cidade.
“Esse cadastro simples e eficiente traz segurança para nós, empresários, e contribui para a organização do setor. Só tenho a agradecer, pois essa iniciativa fortalece o turismo local e ajuda a melhorar a experiência dos clientes”, comemorou o proprietário.
Capacitação e fortalecimento do turismo sustentável
Realizado na quarta-feira (19/02), o Workshop Turismo Sustentável reuniu mais de 130 participantes, entre empreendedores, guias de turismo, agentes de viagem, representantes da hotelaria e estudantes.
No evento, eles puderam abordar boas práticas ambientais, inovação no turismo e estratégias para ampliar a experiência dos visitantes. Entre os temas discutidos estavam a importância da regularização no Cadastur, o programa +Crédito Amazonas Turismo e o turismo de experiência, ressaltando o potencial do município para atrair visitantes de forma sustentável.
Além das palestras e atendimentos, a Amazonastur reforçou campanhas educativas como “Nunca Toque, Observe”, que alerta sobre a preservação da fauna silvestre Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, proibição do uso de penas naturais em adereços, manuseio de animais silvestres e Alô Turista.
Potencial turístico de Tefé
Tefé se destaca no turismo de base comunitária e ecoturismo, abrigando atrativos como a Reserva Mamirauá, referência mundial em conservação ambiental. A cidade oferece experiências autênticas junto às comunidades ribeirinhas, promovendo um turismo sustentável e gerando renda para a população local.
Com os avanços obtidos, o Governo do Amazonas reforça o compromisso de fortalecer o turismo no interior do estado, garantindo qualificação, inovação e desenvolvimento econômico para o setor.