Depois da troca mais surpreendente da temporada da NBA, Luka Dončić encarou pela primeira vez o Dallas Mavericks, seu ex-time, na madrugada desta quarta-feira. E o esloveno atuou de forma impecável, saindo do confronto com um triplo-duplo. Foram 19 pontos, 15 rebotes e 12 assistências na vitória do Los Angeles Lakers por 107 a 99.
Quem também teve uma grande atuação foi LeBron James. Cestinha dos Lakers na partida, ele anotou 27 pontos contra os Mavericks, ficando a somente 4 de atingir a marca de 50 mil pontos na NBA.
Os Lakers estão na quarta colocação da Conferência Oeste, com 35 vitórias e 21 derrotas. Já os Mavericks estão na nona posição com 31 vitórias e 28 derrotas.
O caso de Luka em Dallas
Dončić ocupou o lugar de principal nome da equipe de Dallas desde quando foi draftado. O esloveno chegou à NBA aos 18 anos e foi a terceira escolha da seleção de calouros da NBA em 2018. Inicialmente draftado pelo Atlanta Hawks, o camisa 77 foi trocado por Trae Young ainda na noite do draft e anunciado como jogador da franquia dos Mavs.
Luka chegou ao Texas com a missão de dar continuidade ao legado de um ídolo dos Mavs. Depois de quase duas décadas do alemão Dirk Nowitzki, Luka foi seu mentorado para assumir o posto de rosto da franquia. Em seu primeiro ano, Dončić venceu o prêmio de calouro do ano e teve uma média de 21,2 pontos, seis assistências e 7,8 rebotes. Ele atuou em 72 jogos dos Mavericks na temporada que marcou a aposentadoria de Nowitzki.
Na temporada de 2019/2020, Luka Dončić conseguiu levar o time de Dallas para os playoffs pela primeira vez. Em sua primeira aparição, os Mavs caíram na primeira rodada para o Los Angeles Clippers, feito que se repetiu na temporada de 2020/2021. No ano seguinte, Dončić chegou a sua primeira final de conferência, onde Dallas perdeu para o Golden State Warriors, que se sagraria campeão da temporada de 2021/2022.
Após passar batido dos playoffs em 2022/23, Dončić liderou os Mavs para sua melhor campanha nos playoffs da NBA desde 2011. A equipe chegou à grande final da liga contra o Boston Celtics, onde perdeu o sonhado título. Apesar da derrota, Dončić teve atuações individuais de gala na final, que foi decidida em cinco jogos. Luka teve uma média de 29,2 pontos, 5,6 assistências e 8,8 rebotes durante as finais.
Vale destacar que Dončić jogou a maioria dos playoffs lesionado. O esloveno torceu o joelho direito no jogo 3 contra os Clippers e seguiu jogando independentemente da dor. Durante a reta final dos playoffs, era possível ver Dončić constantemente colocando gelo no joelho e inclusive apresentando sangramentos durante as partidas. O camisa 77 também relatou dores no tornozelo esquerdo e, durante as finais, sofreu uma lesão no tórax.
De acordo com especialistas da imprensa norte-americana, o número de lesões de Dončić era um dos pontos de atenção em Dallas. O time se preocupava com o físico de Luka e a forma com que o jogador cuidava de seu corpo. A troca para os Lakers aconteceu no dia 2 de fevereiro, com o time de Los Angeles enviando Anthony Davis para Dallas. Até então, Dončić só havia atuado em 22 partidas na temporada pelo time dos Mavs.