Os mercados de ações na Ásia-Pacífico e na Europa caíram nesta quinta-feira (3) e os mercados dos EUA também devem abrir em baixa depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou novas tarifas sobre parceiros comerciais ao redor do mundo.
O índice de referência Nikkei 225 do Japão fechou com queda de 2,8%, enquanto o índice Kospi da Coreia do Sul fechou com queda de menos de 1%.
O índice de referência Hang Seng de Hong Kong fechou em queda de 1,5%.
Na Europa, o índice de referência Stoxx 600 da região estava sendo negociado 2% abaixo às 6h45 ET, enquanto o CAC da França estava em queda de 2,5% e o DAX da Alemanha caiu mais de 2%. O FTSE 100 de Londres caiu 1,5% no mesmo horário.
A queda dos futuros de ações dos EUA também indicou um dia difícil pela frente. Os futuros do Dow estavam 2,8% abaixo e os futuros do S&P 500 3,4% abaixo. O Nasdaq, de alta tecnologia, estava definido para abrir 3,8% abaixo.
Reações
As primeiras reações no mercado financeiro reacendem o temor de recessão na economia americana.
Economistas e operadores de mercado disseram à Reuters que vislumbram isso como consequência devido aos “efeitos inflacionários” das medidas tarifárias.
“As consequências da inflação serão sentidas, e isso representa um dilema para o Federal Reserve agora, mesmo que o chair Powell tenha dito que uma inflação causada pelas tarifas seria transitória… Os efeitos inflacionários podem piorar e podemos estar caminhando para uma recessão”, disse à Reuters Peter Cardillo, economista-chefe de Mercado da Spartan Capital Securities.