Natural de Alegrete, no Rio Grande do Sul, e aos 61 anos, o gaúcho Cléber Márcio Serpa Xavier é o novo técnico do Santos. O profissional deixou a comissão técnica fixa de Tite em outubro do ano passado para se lançar no mercado de treinadores e agora terá, enfim, seu primeiro desafio.
Cléber trabalhou como auxiliar técnico número 1 de Tite por 24 anos. A parceria o levou a duas Copas do Mundo com a seleção brasileira, em 2018 e em 2022, e a passar por grandes clubes do futebol nacional como Grêmio, Palmeiras, Corinthians e Flamengo, sendo o último mais recente.
Nesse sentido, é praticamente impossível dissociar a carreira de Clebinho, como é conhecido, das escolhas, conquistas e derrotas de Tite ao longo de sua trajetória. Tite, porém, resolveu dar uma pausa em sua carreira para cuidar da saúde mental e recusou ofertas de Santos e Corinthians.
Com 37 anos de carreira no futebol, Cléber já havia dito no ano passado que estudava há algum tempo a mudança de auxiliar para treinador. No período de Flamengo, por exemplo, acabou cedendo mais espaço para Matheus Bachi auxiliar o pai justamente para preparar o terreno para a mudança.
No Santos, agora, terá a chance de colocar em prática a possibilidade de alavancar a carreira justamente ao lado de Matheus, que chega para ser seu auxiliar técnico número 1. Até então tido como o interino do clube, César Sampaio retorna à comissão fixa alvinegra.
Ficha técnica
- Nome: Cléber Márcio Serpa Xavier
- Nascimento: 29 de março de 1964, em Alegrete–RS
- Carreira: como treinador de base, trabalhou em Inter e Grêmio. Como auxiliar no profissional, trabalhou com Tite no Grêmio, São Caetano, Corinthians, Atlético-MG, Palmeiras, Al Ain, Internacional, na Seleção e no Flamengo.
- Títulos: campeão gaúcho e da Copa do Brasil pelo Grêmio; pelo Inter, Copa Sul-Americana e Gaúcho em 2008. No Corinthians, dois Brasileiros (2011 e 2015), Libertadores (2012), Mundial (2012), Paulista e Recopa (2013). Pelo Flamengo, Campeonato Carioca (2024). Na Seleção, foi a duas Copas (2018 e 2022). Conquistou a Copa América de 2019.