Nesta quarta-feira (30), o brasileiro João Fonseca foi derrotado pelo holandês De Jong por 2 sets a 0, parciais de 2-6 e 5-7, no Challenger de Estoril, em Portugal.
João Fonseca atualmente ocupa 65ª posição. O holandês é o atual 93 do mundo. O tenista carioca vem de uma eliminação na segunda rodada do Madrid Open e agora na estreia do Challenger de Estoril.
Antes de Jong, o tenista de pior ranking que derrotara o carioca, de 18 anos, foi o francês Alexandre Muller, 60º, na estreia no Rio Open, em fevereiro. O brasileiro também perdera para o americano Tommy Paul (12º, na segunda rodada de Madri), para o australiano Alex De Minaur (11º), na terceira fase em Miami, para o britânico Jack Draper (14º), na segunda rodada em Indian Wells, para o francês Ugo Humbert (15º) na Copa Davis, e para o italiano Lorenzo Sonego (55º), na segunda rodada do Aberto da Austrália.
O brasileiro, que vinha de 10 vitórias em 10 jogos em Challengers em 2025 (com os títulos em Camberra e em Phoenix), segue para o Masters 1000 de Roma, que começa na próxima quarta-feira. Depois, João Fonseca joga Roland Garros.
Inteligente taticamente, Jong encaixou algumas curtas , tirando o brasileiro da sua zona de conforto, que é distribuir seus potentes golpes do fundo de quadra. O holandês também surpreendeu com ótimas subidas à rede. Por outro lado, o número 1 do Brasil cometeu bem mais erros que o normal. E foi quebrado duas vezes, nos segundo e oitavo games, perdendo a parcial, sem ameaçar o saque do rival, após 29 minutos.
A próxima competição será o Masters 1000 de Roma, que tem início previsto para o dia 7 de maio. Depois do torneio italiano, João Fonseca competirá em Rolland Garros.