As Forças de Segurança, por meio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Guarda Civil Municipal (GCM), resgataram, na noite de terça-feira (06/05), uma adolescente, de 12 anos, que desapareceu na segunda-feira (05/05), em Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus).
O resgate ocorreu cerca de 40 horas depois do desaparecimento e faz parte da Operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e pretende combater e prevenir todo tipo de violência contra crianças e adolescentes.
As informações sobre a força-tarefa foram divulgadas nesta quarta-feira (07/05), em coletiva de imprensa realizada em Manaus.
Na ocasião do resgate, estiveram presentes a 73ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município, o Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque), a Guarda Civil Municipal (GCM), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e o Conselho Tutelar de Novo Aripuanã.
O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, disse que desde o momento em que foi comunicado o desaparecimento da adolescente, a Polícia Civil, juntamente com os demais órgãos de segurança, realizou diligências para localizar a adolescente.
“O suspeito que desapareceu com a adolescente já foi identificado, as devidas medidas cautelares já foram tomadas pela 73ª DIP e só estamos aguardando as decisões do Poder Judiciário. Mas é importante deixar um recado para a população: onde houver criança ou adolescente em risco, a Polícia Civil estará presente. Isso é uma determinação do governador Wilson Lima e da Delegacia Geral ao Departamento de Polícia do Interior (DPI)”, ressaltou o delegado-geral.
O delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), contou que, na ocasião do desaparecimento, o homem levou a adolescente para uma região da zona rural, onde permaneceu por aproximadamente 40 horas.
“Desde o primeiro momento, as Forças de Segurança de Novo Aripuanã realizaram diligências para encontrar a adolescente. Na noite de terça-feira, ela foi encontrada por um morador da região e este acionou as forças policiais para fazer o resgate dela”, falou o delegado.
Segundo o delegado, depois do resgate, a adolescente foi conduzida ao hospital do município para atendimento médico, onde foi submetida a exame de corpo de delito, incluindo avaliação de conjunção carnal, que constatou a violência sexual. Ela também foi levada ao Creas, onde passou por escuta especializada.
“Agora a Polícia Civil está trabalhando para localizar o homem que desapareceu com a adolescente e responsabilizá-lo na forma da Lei. A prisão preventiva dele já foi solicitada ao Poder Judiciário, e também será apurado se a adolescente foi abusada sexualmente pelo indivíduo antes do desaparecimento”, disse o delegado.