O Governo do Amazonas e o Banco Mundial discutiram, esta semana, ações com foco na modernização da máquina pública estadual. Técnicos do órgão estiveram em Manaus, participando de agenda nesse sentido com o estado, tendo à frente o vice-presidente de Prosperidade para a América Latina, da instituição, Oscar-Calvo Gonzalez.
Foram dois dias de reunião, entre 5 e 6 de maio, na sede da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead). No encerramento, na terça-feira (06/05), o governador Wilson Lima foi representado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo.
Com experiência em projetos desenvolvidos em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), Marcellus Campêlo reforçou o compromisso do Governo do Amazonas com uma gestão inovadora, eficiente e responsável na aplicação dos recursos públicos.
Também participou da reunião a secretária da Sead, Andreza Helena. A Seado conduz, no Amazonas, o Progestão, programa desenvolvido pelo Banco Mundial com o objetivo de auxiliar os estados brasileiros na implementação de reformas que aprimorem a gestão dos recursos públicos. Os resultados do Progestão foram apresentados pela secretária da Sead, durante o encontro, mostrando as contribuições que tem gerado ao estado.
A equipe do Banco Mundial, na reunião, foi ainda composta por Sadia Afolabi, gerente do projeto e especialista sênior em governança, Rong Qian, economista principal para o Brasil, Carolina Vaira, especialista sênior em governança, Rafael Ornelas, economista, Gustavo Bozzetti, especialista em setor público e Faruk Liriano, especialista em setor financeiro.