O deputado estadual Mário César Filho (UB) deu início, na quarta-feira (21/5), a uma nova etapa da ação ‘Laudo Azul’, que garante atendimento médico gratuito para emissão de laudo que atesta características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças. A ação também ocorrerá nos dias 28 e 29 de maio, no Luciana Almeida Buffet, localizado na rua Miguel Ângelo, nº 2, conjunto Adrianópolis.
Serão realizadas 90 novas emissões de laudos para crianças com suspeita do Transtorno do Espectro Autista (TEA), todas selecionadas a partir do cadastro realizado em edições anteriores da ação. O gabinete do parlamentar já recebeu mais de 6 mil pedidos de mães que procuraram ajuda para garantir o diagnóstico de seus filhos. A iniciativa prioriza essas famílias, que aguardam o atendimento para acessar direitos básicos assegurados por lei.
O laudo médico é essencial para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro (CIPTEA), instituída em formato digital pela Lei nº 6.907/2024, de autoria do deputado. Mais do que um documento, representa a porta de entrada para a efetivação dos direitos constitucionais das crianças autistas e de suas famílias, como prioridade no atendimento, acesso à educação inclusiva, transporte, saúde e proteção social.
“Todo mês deve ser mês de conscientização sobre o autismo, e não apenas com discursos, mas com ações concretas que mudem a vida das pessoas. O ‘Laudo Azul’ é o nosso compromisso com mães, pais e responsáveis que buscam acolhimento, diagnóstico e dignidade para seus filhos”, destacou o deputado.
Em outra declaração, Mário César Filho reforçou: “Nosso gabinete tem sido procurado por milhares de famílias em busca de apoio, diagnóstico e orientação. Já cadastramos mais de seis mil pedidos de emissão de laudo, e cada um representa uma história, uma luta. Nosso compromisso é com essas mães, com esses pais, que não podem mais esperar.”
A nova etapa da ação reforça o papel do deputado como uma das principais vozes na defesa dos direitos das pessoas com autismo no Amazonas. A iniciativa já atendeu centenas de famílias e se soma a um conjunto de leis e projetos de sua autoria, como a criação do CAIC-TEA (Centro de Atendimento Integrado à Criança com TEA), a Lei que garante o direito a dois acompanhantes em unidades de saúde, a proibição de sanções em condomínios por ruídos causados por crianças autistas e outras propostas voltadas à inclusão escolar, ao acolhimento e à formação de profissionais.