O longa Ainda Estou Aqui integra a lista de “Melhores filmes de 2025, até agora” do jornal americano The New York Times. A lista foi publicada na última sexta-feira, dia 23.
Junto de obras como Pecadores, Blackbag e a animação Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl, a obra brasileira do diretor Walter Salles recebeu elogios pela crítica do jornal, Alissa Wilkinson.
Alissa explicou que grande parte da emoção da obra se encontra na atuação de Fernanda Torres como Eunice Paiva: “Seu olhar penetrante é magnético.”
A crítica também relembrou as diversas indicações do longa e da protagonista em premiações reconhecidas internacionalmente, como o Globo de Ouro e o Oscar.
Apesar de integrar a lista de 2025, o longa foi lançado em novembro de 2024, tendo faturado mais de R$ 200 milhões em bilheteria.
Ainda Estou Aqui, que ganhou como Melhor Filme Internacional no Oscar, é baseado no livro de mesmo nome do escritor Marcelo Rubens Paiva, que escreveu a obra para a contar a vida de sua mãe, Eunice
Confira a lista dos “Melhores filmes de 2025, até agora”, do NYT:
1. Pecadores
Dois irmãos gêmeos, interpretados por Michael B. Jordan, deixam a Chicago da era Al Capone para abrir um clube de jazz no Mississippi. No entanto, a chegada inesperada de um vampiro irlandês vira a rotina deles de cabeça para baixo. O filme está em exibição nos cinemas brasileiros.
2. Ainda Estou Aqui
Ambientado no Brasil dos anos 1970, em plena ditadura militar, o longa acompanha Eunice Paiva (Fernanda Torres) em sua luta para proteger os filhos e seguir na militância política após o desaparecimento do marido, Rubens Paiva, preso pelo regime. Para Alissa Wilkinson, Torres entrega uma atuação “magnética”, que equilibra medo, esperança e ternura. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, sob direção de Walter Salles, está disponível no Globoplay.
3. Código Preto
Neste thriller de espionagem, um casal de agentes britânicos (Cate Blanchett e Michael Fassbender) começa a desconfiar um do outro enquanto busca descobrir quem é o traidor infiltrado na agência. Dargis define a produção de Steven Soderbergh como “diversão adulta com estilo e inteligência, do tipo que Hollywood quase não produz mais”. Disponível para aluguel nas plataformas digitais.
4. Friendship
Craig (Tim Robinson) vive no subúrbio com sua esposa, mas sofre por não ter amigos — até que um novo vizinho (Paul Rudd) surge e muda tudo. Ou quase. Nada sai como o planejado. Segundo Wilkinson, a comédia é “engraçada e angustiante”, destacando o tom peculiar e a atuação de Robinson, que parece “vindo de uma realidade paralela”. Disponível no Prime Video.
5. Wallace & Gromit: A Vingança das Aves
Wallace e seu inseparável cão Gromit precisam enfrentar o retorno do vilão Feathers McGraw, um pinguim, além de lidar com um gnomo robótico descontrolado. Para Dargis, trata-se de “um suspense leve com toques à la James Bond, conduzido com o humor doce e nonsense típico da franquia”. Disponível na Netflix.
6. Eephus
Em uma pequena cidade de Massachusetts, dois times de beisebol amador se enfrentam numa partida derradeira antes que o campo dê lugar a uma escola. Wilkinson define o filme como “uma obra entre a elegia e o convívio, uma homenagem às instituições comunitárias que nos mantêm unidos”. Disponível para aluguel ou compra no Prime Video.
7. A Aniquilação dos Peixes
Fish (James Earl Jones), um imigrante jamaicano, enfrenta um demônio invisível ao se mudar para Los Angeles. Lá, conhece uma mulher (Lynn Redgrave) que também convive com uma presença invisível. Dirigido por Charles Burnett, o longa ficou engavetado por 26 anos. Para Dargis, é “um olhar profundamente humano a partir das margens, sustentado pelo carisma sutil de Jones”. Disponível no Brasil pelo Kanopy.
8. Levados pelas Marés
O diretor chinês Jia Zhangke acompanha, ao longo de duas décadas, a vida de Qiaoqiao e seu amante Bin, um criminoso de pequeno porte. A obra mistura imagens de arquivos e filmagens atuais. Dargis descreve como “um retrato emocionante de um povo em transformação e um testamento autobiográfico de um dos maiores cineastas vivos”. Disponível para aluguel no Prime Video.
9. Presença
Em um bairro aparentemente pacato, uma família divide o lar com um fantasma que observa tudo, mas de maneira bastante limitada. Segundo Dargis, “o acúmulo de tensão cria uma atmosfera inquietante”, mais desconfortável do que assustadora. Disponível para aluguel nas plataformas digitais.
10. A Última Showgirl
Depois que o show em Las Vegas, onde trabalhou por anos, chega ao fim, uma dançarina veterana (Pamela Anderson) busca se reaproximar da filha e encontrar um novo propósito, contando com o apoio das amigas. Na visão de Dargis, o longa dirigido por Gia Coppola é “modesto, afetuoso e surpreendentemente terno ao retratar as nuances da idade e da beleza”. Disponível para aluguel no Prime Video.