Lando Norris coroou um fim de semana perfeito com a vitória incontestável no GP da Áustria de Fórmula 1, neste domingo, 29. O britânico chegou pressionado a Spielberg após o erro grosseiro que cometeu no Canadá, mas demonstrou grande força mental, dominou as atividades no circuito Red Bull Ring e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, liderando a dobradinha da McLaren, com Oscar Piastri em segundo. Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio.
Quem também brilhou na Áustria foi Gabriel Bortoleto. Após ter o seu melhor desempenho em uma classificação, avançando ao Q3 pela primeira vez em sua temporada de estreia na F1, o brasileiro chegou em oitavo na prova deste domingo, mesma posição em que largou, e somou os seus primeiros quatro pontos na categoria máxima do automobilismo. Gabriel ainda foi eleito o piloto do dia.
Com o resultado deste domingo, Norris ainda diminuiu a vantagem de Piastri na liderança do campeonato para 15 pontos, antes era de 22. O britânico agora chegou a 201, contra 216 do australiano. Já a McLaren lidera com folgas o Mundial de Construtores, somando 417 pontos, 207 a mais que a Ferrari, com 210. A Mercedes aparece em terceiro, com 209.
O quarto lugar de Lewis Hamilton na Áustria também ajudou a Ferrari a reassumir a vice-liderança entre os construtores. Ainda brigando com o carro, este foi um dos melhores fins de semana do heptacampeão em sua temporada de estreia na escuderia de Maranello. O britânico terminou à frente de seu compatriota George Russell, da Mercedes, que após a vitória no Canadá e de ter sido o mais rápido do TL1 em Spielberg, fez uma prova discreta, terminando em quinto, mas mesmo assim garantindo os únicos pontos da equipe alemã, após Andrea Kimi Antonelli se chocar com Max Verstappen, da Red Bull, logo na primeira volta e ser obrigado a abandonar. Com a batida, Verstappen viu sua sequência de 31 corridas pontuando chegar ao fim.
O dia também foi de comemoração para Liam Lawson. O piloto da Racing Bulls conquistou o melhor resultado de sua carreira na F1 ao receber a bandeira quadriculada em sexto lugar. O neozelandês foi seguido por Fernando Alonso, da Aston Martin, que terminou em sétimo após uma batalha pela posição com Bortoleto já perto do final da corrida. Vale lembrar que a agência do bicampeão gerencia a carreira de Gabriel e ele é uma espécie de mentor para o brasileiro.
Além do oitavo lugar com Bortoleto, a Sauber também somou pontos com Nico Hulkenberg, que chegou em nono. Esteban Ocon, da Haas, completou o pódio.
A Fórmula 1 já retorna no próximo fim de semana com o GP da Grã-Bretanha.
Veja a classificação completa do GP da Áustria: