A Comissão Europeia, órgão da União Europeia, anunciou nesta quinta-feira (10) 2,3 bilhões de euros (cerca de R$ 15 bilhões) em apoio à Ucrânia para ajudar na reconstrução do país após os danos causados pela invasão em larga escala da Rússia.
Os fundos incluem 1,8 bilhão de euros em garantias de empréstimos e 580 milhões de euros em doações de instituições financeiras públicas internacionais e bilaterais, afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em uma conferência em Roma sobre os planos para a reconstrução da Ucrânia.
Centenas de drones russos e mais de uma dúzia de mísseis atingiram Kiev nesta quinta-feira, matando duas pessoas no segundo ataque aéreo massivo em dois dias, enquanto a Ucrânia buscava ajuda crucial de seus parceiros na reunião em Roma.
Os 2,3 bilhões de euros fazem parte do Quadro de Investimentos para a Ucrânia, que, segundo von der Leyen, deverá mobilizar até 10 bilhões de euros em investimentos na Ucrânia.
Ela também anunciou a criação de um novo fundo de ações para a reconstrução da Ucrânia, apoiado pelo Banco Europeu de Investimento, França, Alemanha, Itália e Polônia.
Com um capital inicial de 220 milhões de euros, o fundo pretende mobilizar 500 milhões de euros até 2026, informou a Comissão.