O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se encontrou com o enviado especial dos EUA para a Ucrânia, Keith Kellogg, na segunda-feira (14) em Kiev, onde discutiram o reforço das defesas aéreas da Ucrânia e a compra de armas por Kiev com ajuda europeia.
A reunião ocorreu um dia após o presidente dos EUA, Donald Trump, dizer que enviaria mísseis de defesa aérea Patriot para a Ucrânia e antes do anúncio esperado na segunda-feira (14) de um novo plano dos EUA para armar Kiev com armas ofensivas.
“Discutimos o caminho para a paz e o que podemos fazer juntos, na prática, para aproximá-la. Isso inclui o fortalecimento da defesa aérea da Ucrânia, a produção conjunta e a aquisição de armas de defesa em colaboração com a Europa”, escreveu Zelensky no X. “E, claro, sanções contra a Rússia e aqueles que a ajudam.”
Trump, que começou seu segundo mandato com uma abordagem mais conciliatória com a Rússia, sinalizou nas últimas semanas seu desencanto com o presidente russo Vladimir Putin, já que Moscou intensificou os ataques aéreos contra Kiev e outras cidades ucranianas.
Um alerta de ataque aéreo foi declarado em Kiev logo após a reunião.
Leia mais: Ucrânia mata agentes russos suspeitos de assassinar coronel da Inteligência