Após operação deflagrada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, integrantes do PL fizeram um apelo ao deputado licenciado Eduardo Bolsonaro: convencer o governo americano a desistir do aumento de tarifas aos produtos brasileiros.
Segundo apuração, o pedido foi feito diretamente ao filho do ex-presidente durante encontro virtual entre representantes da legenda, na tarde desta sexta-feira (18).
De acordo com participantes do encontro, o apelo havia sido alinhado entre parlamentares antes da operação contra Bolsonaro. E precisou ser repassado após a aplicação de medidas cautelares contra o ex-presidente.
Nesta quinta, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) chegou a publicar nas redes sociais uma mensagem sugerindo que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspenda a medida. A postagem, que chegou a registrar mais de 70 mil visualizações, foi apagada pouco depois.
A avaliação do entorno bolsonarista é que a implementação de tarifas está praticamente certa, haja vista a grande dificuldade de representantes do governo de encontrar um caminho para negociação.
A impopularidade da medida — para eleitores e o centrão — em ano preparatório para as eleições é o que mais preocupa.
Após ouvir o apelo, no entanto, Eduardo Bolsonaro teria reforçado aos correligionários que o tarifaço foi definido pelo próprio presidente americano e que seria difícil interferir na decisão.
Por fim, deputado e colegas de partido concordaram em seguir com as defesas públicas de sanções a Alexandre de Moraes e Paulo Gonet.